Moradores de Pão de Açúcar ficam sem água após fechamento de estrada que dá acesso ao Rio São São Francisco

  • 04/04/2022 15:57
  • Jairo Ribeiro

Os moradores das comunidades rurais da Região de Cima, em Pão de Açúcar, vêm sofrendo há meses pela falta de água, devido ao fechamamento de uma estrada que dá acesso aos carros-pipas que abastecem no Rio São Francisco.

A Região de Cima é uma localidade rural de Pão de Açúcar, que abriga milhares de pessoas em dezenas de comunidades, assentamentos e povoados. É conhecida pelo difícil acesso e por não haver sistema de abastada de água encanada. A regiao é abastecida diariamente por carros-pipas que garantem a água potável para as famílias.

Estrada do Sco, como é conhecida, é uma estrada com quase 100 anos de existência e que liga a Região de Cima ao leito do Rio São Francisco. Há alguns meses, a propriedade onde se encontra a estrada foi vendida e seus novos donos fecharam subitamente a estrada, impendido o acesso dos veículos para o abastecimento no rio. Essa situação revoltou os moradores que se viram em grandes dificuldades para terem água potavel para consumo.

No último domingo, depois de muitas tentativas de diálogo com os proprietários, os presidentes das associações de moradores da região decidiram se reunir para organizarem uma grande mobilização pela abertura imediata da estrada do saco.

“ Ninguém vive sem água. estamos passando dificuldades porque os carros-pipas nao chegam no Rio é só conseguem trazer água de Pão de Açúcar, que fica a mais de 30km. Isso tem causado muitos problemas pras famílias que moram aqui e precisam da água pra viver. Moro aqui há 60 anos, nasci e me criei na região e essa estrada sempre foi aberta e agora decidiram fechar! Só Deus sabe o que estamos passando!- Disse o morador da comunidade Garrincha.

Após a reuniao, os moradores decidiram em assembleia que construirão um grande movimento de mobilização pra que as autoridades se sensibilizem e intervenham na situação e garantam a abertura da Estrada do Saco.