CNM divulga novos protocolos sanitários para participantes da XXIII Marcha a Brasília

  • 25/04/2022 14:07
  • Jairo Ribeiro

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga novos protocolos sanitários a serem seguidos na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre de 25 a 28 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). As medidas tomam por base normativas publicadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e pelo governo federal em relação ao enfrentamento da Covid-19.

A entidade destaca que serão disponibilizados álcool em gel 70% e máscaras N95 no kit de todos os participantes do evento. Seguindo o estabelecido pelo Decreto 43.072, de 10 de março de 2022, a CNM ressalta que o uso do equipamento pessoal não poderá ser exigido, adotando a CNM a conscientização dos participantes como motivação para o uso.

A máscara, no entanto, será de uso obrigatório por todos os colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço da Marcha. A Confederação vai garantir no local do evento ampla divulgação sobre as medidas obrigatórias de proteção e os perigos inerentes do contágio pela Covid-19, seguindo o estabelecido no Decreto 43.054, de 3 de março de 2022. A aferição de temperatura será feita na entrada do evento a todos os participantes.

Quanto ao passaporte da vacina, o Governo do Distrito Federal não estabeleceu medidas para exigir o documento em eventos corporativos, limitando-o a shows, festivais e eventos esportivos. Apesar disso, a CNM vai continuar solicitando a apresentação do documento, para fins de controle, mas não proibirá a participação dos participantes que não apresentarem o documento.