Iteral realiza a segunda Feira Agrária do Crédito Fundiário em Santana do Ipanema

  • Iteral
  • 31/05/2022 15:11
  • Cidades

O projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário chegou à vigésima edição e é uma realização do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), em parceria com as prefeituras municipais, que busca contribuir para a valorização da agricultura familiar no Estado e fortalecer o escoamento da produção.

O município de Santana do Ipanema, conhecido como a Rainha do Sertão, receberá a sua segunda edição da feira nos dias 31 de maio e 1 de junho, no Espaço Cônego José Bulhões, no bairro do Centro. Aberta ao público, a feira vai ocorrer na terça-feira, das 6h às 20h; e na quarta-feira, das 6h às 14h.

A solenidade de abertura acontece às 9h, com a apresentação da Orquestra Prefeito Isnaldo Bulhões, seguida dos pronunciamentos das autoridades presentes. Participarão cerca de 30 feirantes, entre agricultores familiares das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), artesãos, acampados e assentados da reforma agrária.

Do município, foram convidados a Cooperativa dos Avicultores; agricultores familiares do Sertão de Alagoas (Coopafas); Associação dos Artesãos de Santana do Ipanema; Associação dos Apicultores de Santana do Ipanema (APSI); além de agricultores familiares das comunidades Sementeira, Batatal, Baixio do Ramalho, Serrote dos Bois, Serra dos Macacos, Divisão, Baixio do Tamanduá, Lajes dos Barbosas e Barriguda.

Durante o evento, a população terá acesso a uma diversidade de produtos agrícolas com qualidade e preço justo, como frutas, raízes, hortaliças, mel, feijão verde, abóbora, farinha, goma de mandioca, ovos e galinha caipira; além de cocadas, bolos, doces caseiros, tapioca, comidas típicas e artesanatos diversos. Também terá arte e cultura na programação, com a apresentação de Frank Balada, cordel, maculelê, capoeira, pastoril e Doca Sanfoneiro.

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, a feira é diferenciada, porque envolve toda a sociedade. “A Feira Agrária do Crédito Fundiário tem ganhado a simpatia por onde passa, porque movimenta as cidades, contribui para o escoamento da produção da agricultura familiar e, ainda, valoriza o talento dos artistas locais. O nosso objetivo é percorrer todo o Estado de Alagoas, e vários gestores municipais já nos procuraram para agendar a sua feira. Tivemos que dar uma parada em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. No final do ano passado fizemos uma edição em Coqueiro Seco e, agora, vamos repetir o sucesso em Santana do Ipanema”, declarou.

“A feira agrária tem fundamental importância tanto para os produtores quanto para os consumidores, tendo em vista que os agricultores complementam sua renda através da comercialização dos produtos e o consumidor leva alimentos agroecológicos para sua família, além de gerar ocupação e renda no meio rural”, afirmou Jorge Santana, secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Santana do Ipanema.

A primeira edição da feira neste município ocorreu em outubro de 2019 e, neste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além de trazer agricultores familiares locais para participar da feira, ainda oferecerá serviços de orientação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Declaração de Aptidão (DAP) ao Pronaf, Seguro Safra, agendamento de vacina contra a brucelose e distribuição de mudas de plantas nativas. Também estão engajadas no evento as secretarias de Educação, Saúde e de Governo, com serviços para a população.