Chuva dá trégua em Alagoas e nível de lagoas e rios começa a reduzir

  • G1 AL
  • 07/07/2022 21:24
  • Notícias
Erik Maia/g1

A classificação hidrológica dos rios e lagoas de Alagoas foi reduzida de "nível de alerta" para "nível de atenção" nesta quinta-feira (7). As chuvas que causaram transbordamentos e inundações no último fim de semana deram uma trégua e a água começou a baixar, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) (veja ao final do texto a situação de cada rio).

"A situação hidrológica hoje é mais tranquila. Não temos mais nenhum rio ou lagoa dentro das cotas de alerta", disse o meteorologista Vinicius Pinho, coordenador da Sala de Alerta da Semarh.

Embora não haja mais alerta, o monitoramento nos municípios continua. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Semarh emitiram na quarta (6) dois avisos de chuvas para parte do estado, mas até as 10h desta quinta não havia mais alertas válidos. Há possibilidade de chuvas ao longo do dia, mas em volume dentro da normalidade para o período.

Os prejuízos causados pelos temporais deixaram 56 municípios em situação de emergência e provocaram 6 mortes por afogamento e deslizamento de barreira.

Em todo o estado, mais de 67 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas, segundo o levantamento mais recentes da Defesa Civil, atualizado na quarta (6).

Situação atual dos rios e lagoas no estado:

  • Rio Ipanema - Sertão- esteve com os níveis bastante elevados nas últimas 24h, mas nesta quinta já baixou consideravelmente seu nível e está próximo da normalidade.
  • Rio Paraíba - o nível da água baixou e o rio está abaixo da cota de transbordo em todos os municípios, de Quebrangulo a Atalaia.
  • Rio Mundaú - o nível da água baixou e o rio está abaixo da cota de transbordo em todos os municípios, voltando ao seu nível pré cheia.
  • Rio Jacuípe - continua um pouco elevado na cidade de Jacuípe, porém está estabilizado e fora da cota de transbordo. A partir de agora a tendência é de baixar de volume durante o dia.
  • Lagoa Mundaú - às 7h da manhã dessa quinta (07) estava mantendo a tendência de diminuição lenta em seu nível, já saindo da cota de transbordo. Essa diminuição lenta se dá por causa da maré, que está cheia, e da ressaca que está sendo observada pela Semarh.
  • Lagoa Manguaba - saiu da cota de transbordo e está voltando ao seu nível normal.