MDB confirma Paulo Dantas candidato em 5 de agosto

  • Thayanne Magalhães com Tribuna Independente
  • 21/07/2022 22:07
  • Minuto Política
Reprodução / Redes sociais
Paulo Dantas
Paulo Dantas

Iniciou nesta quarta-feira (20) e segue até 5 de agosto o período para partidos políticos realizarem as convenções partidárias, os eventos que definem os nomes que vão concorrer aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual nas eleições de 2022. Para o advogado eleitoral Marcelo Brabo, as legendas precisam estar atentas aos prazos fixados pelo estatuto de convocação, e, posteriormente, deliberar sobre as candidaturas.

“Cada partido tem que observar o prazo fixado pelo seu estatuto para a convocação, por edital, da sua convenção. Nas convenções se deliberará sobre as coligações majoritárias, governador e senador, e sobre os candidatos a tais cargos e aos que concorrem para os cargos de deputado estadual, que são 28 candidatos, e federal, 10 candidatos”, explica Marcelo Brabo em contato com a Tribuna.

DATAS

Alguns partidos em Alagoas já estão com as datas definidas para a realização das convenções. O MDB que tem como pré-candidato ao governo, Paulo Dantas (MDB), deve confirmá-lo como candidato ao governo estadual, durante a convenção partidária no dia 5 de agosto. Além de Dantas, o MDB tem como um dos principais nomes na disputa o de Renan Filho, pré-candidato ao Senado, e que governou Alagoas por mais de sete anos.

Já o PSOL informou que a convenção acontece em 30 de julho. “Já temos definidos os nomes do professor Cícero Albuquerque para o Governo do Estado e do Mário Agra para o Senado”, comunicou a assessoria do partido.

A convenção da Unidade Popular (UP) em Alagoas será realizada no dia 31 de julho, mas ainda sem local confirmado. De acordo com Lenilda Luna, que é pré-candidata a deputada federal pelo partido, também serão lançados os nomes de Vânia Gomes, para deputada estadual, e do jornalista Deraldo Francisco para deputado estadual.
O PTB, que tem Fernando Collor como pré-candidato ao governo de Alagoas ainda não definiu a data da convenção e nem divulgou os nomes que serão lançados para disputar o pleito de 2022.

O União Brasil, que tem o senador Rodrigo Cunha como pré-candidato ao governo de Alagoas, também não tem data marcada. “Oficialmente, todos os nomes serão lançados na convenção. Chapas de estadual e federal, além da majoritária”, informou a assessoria.