Em Monteiropólis, Sinteal e trabalhadoras/es em educação protestam e cobram negociação e valorização

  • Sinteal
  • 22/07/2022 16:40
  • Cidades
Sinteal
Professores em Monteirópolis
Professores em Monteirópolis

No município de Monteiropólis, a luta da campanha salarial do Núcleo Regional Sinteal/Pão de Açúcar e trabalhadoras/es da educação enfrentam a postura antidemocrática da prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação.

No último dia 06/07, Núcleo Regional e trabalhadoras/es da educação realizaram um protesto público em frente à Secretaria Municipal de Educação para reivindicar reajuste salarial.

Cumprindo deliberação de assembleia da categoria convocada pelo Sinteal, um ofício foi redigido e encaminhado à gestão municipal, informando a rejeição da proposta de 10,06% da prefeitura, apresentando contra-proposta de 28% (vinte e oito por cento) e cobrando a urgente abertura de negociação para a a apresentação de um novo percentual de reajuste, que valorize todas/os as/os profissionais de educação. O governo municipal não se manifestou em relação à contraproposta das/os trabalhadoras/es, e continua insistindo em querer aplicar os 10,06% rejeitados pela categoria.

Após o ato das/os trabalhadoras/es e do Sinteal, o sindicato foi informado que a prefeitura tinha iniciado o envio às escolas de um abaixo-assinado pressionando para que as/os profissionais assinassem concordando com os 10,06% de recomposição salarial. A categoria criticou e protestou contra essa postura de falta de respeito e de diálogo.

A avaliação tirada pela categoria e pelo Núcleo Regional Sinteal/Pão de Açúcar é que, se o município não pode aplicar o percentual proposto pelas/os trabalhadoras/es, que apresente os orçamentos financeiros e mostre um ‘raio-X’ dos recursos da Educação. Infelizmente, não é esse o comportamento da prefeitura.

Queremos negociação para sair desse impasse. Cobramos um reajuste real que, de fato, valorize todas/os as/os trabalhadoras/es da educação em Monteiropólis. E exigimos respeito à lei do piso (Nº 11.738) e à carreira destas/es profissionais.