Dois municípios do Sertão de Alagoas são reconhecidos pelo Governo Federal em situação de emergência

  • Redação com Cada Minuto
  • 19/03/2024 11:20
  • Cidades
Foto: Reprodução
Estiagem / Seca
Estiagem / Seca

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconhece situação de emergência nos municípios de São José da Tapera e Água Branca, no Sertão de Alagoas, devido ao período de estiagem. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19), no Diário Oficial da União (DOU). 

Na portaria, o secretário, Wolnei Barreiras reconheceu a situação de emergência a partir do Formulário de Informações do Desastre (FIDE). A solicitação do município do sertão alagoano está datada em 21 e 26 de fevereiro deste ano. 

Com o reconhecimento oficial, os municípios estão habilitados a requerer recursos do Governo Federal para implementar ações de defesa civil, tais como assistência humanitária, reconstrução de infraestrutura e restauração de serviços essenciais.

Além de São José da Tapera e Água Branca, mais cinco estados tiveram municípios com reconhecimento nacional, sendo eles: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte, devido a dengue, chuvas intensas e estiagem.