Servidores da Sesau são incentivados a praticar hábitos saudáveis

  • 06/04/2009 15:11
  • Saúde

Servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciaram o dia, nesta segunda-feira (06), de forma saudável, praticando exercício físico orientais de Liang Gong, na Praça Marcílio Dias, em Jaraguá. A iniciativa faz parte da programação do Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta terça-feira (07), realizada pela Diretoria de Promoção à Saúde, da Sesau.

A atividade física foi ministrada pelo servidor da Sesau e professor de Liang Gong, Pedro Lessa, que desenvolveu exercícios voltados para o fortalecimento da musculatura, melhoria da respiração e relaxamento. “O Liang Gong é uma prática tanto de prevenção quanto de cura. Os movimentos suaves melhoram a respiração e alivia o estresse, e isso reflete no dia a dia”, afirmou o professor.

Para José Nogueira, servidor há 30 anos da secretaria, a iniciativa é muito positiva porque faz bem para saúde e para mente. “É uma ação maravilhosa, principalmente para mim que sofro de dores na coluna”, comentou.

A intenção, segundo o gerente de Ação Intersetorial da Diretoria de Promoção à Saúde, Eloy Yanes Marttin, é que a partir de maio, a ginástica passe a ser destinada, duas vezes por semana, a todos os servidores da Sesau. Conforme suas informações, a prática já vem sendo desenvolvida em alguns municípios alagoanos, principalmente com os grupos de idosos.

“É comprovada cientificamente, que adquirir hábitos saudáveis colaboram para diminuição dos fatores de risco no desenvolvimento de doenças como a diabetes, hipertensão, infarto e a obesidade”, explicou.

A atividade também contou c participação da major da Polícia Militar, Valdenize, que elogiou a ação e informou do interesse em levar a ação para ser aplicada na corporação da Polícia Militar como forma de combater o sedentarismo e promover a qualidade de vida. “É uma ação muito boa, porque visa conscientizar as pessoas sobre a importância de praticar atividade física para prevenção de doenças”, acrescentou.

 

Programação-  Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde promove, nesta terça-feira, a partir das 8h, uma Feira de Saúde, no Centro de Maceió, na rua do Comércio. O objetivo do evento é difundir informações por meio de atividades educativas e preventivas para um estilo de vida mais saudável.

Numa tenda montada no Calçadão do Comércio, serão oferecidos serviços de verificação de pressão, testes de glicemia, e vacina contra a Hepatite B. Também serão realizadas palestras e distribuídos materiais informativos referentes à prevenção de hipertensão arterial, diabetes, dengue, tabagismo e DST/ Aids.

O evento contará ainda com prática de exercício, apresentação musical e teatral. A abertura da feira será às 8h; às 9h haverá prática de atividade física, às 9h30 será realizada a apresentação teatral da companhia Trajes Comédia e às 15h haverá apresentação da peça Chapeuzinho Rosa Contra à Dengue, do grupo Zendo.

Dia Mundial da Saúde - O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.