VÍDEO: “O dinheiro corre de forma fraudulenta no Corpo de Bombeiros”

  • 07/04/2009 12:57
  • Maceió
Major denuncia na OAB promoções irregulares e diárias pagas de forma exorbitante
Denúncias de promoções irregulares e diárias pagas de maneira irregular  no Corpo de Bombeiros foram levadas à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL), na tarde de hoje. De acordo com o Major Sérgio Ricardo Barbosa, da Comissão de Promoções da corporação, existe uma “farra” nas diárias e não há respeito aos critérios para as promoções.

“Vim fazer a denúncia na OAB porque se fosse no Corpo de Bombeiros ia ficar engavetada”, disse o Major explicando que diárias são pagas de forma exorbitante para bombeiros que viajam a serviço para o interior do estado. O oficial disse que muitos membros da corporação recebem os valores e ainda negociam novas diárias com os prefeitos locais.

“Geralmente isso acontece em períodos de festa. Os bombeiros já recebem diária para hospedagem e alimentação, mas os prefeitos repassam mais dinheiro, configurando improbidade administrativa”, colocou o Major Sérgio.

Em relação às promoções, o denunciante disse que não há critérios para que os oficiais mudem de patente. “Eu mesmo tive que fazer uma promoção porque mandaram”, disse.

Gilberto Irineu, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, informou que já comunicou as denúncias, por meio de ofícios, ao Ministério Público, Secretaria de Defesa Social e ao Gabinete Civil (Veja no vídeo ao lado). “As denúncias são graves, mas é preciso que se apure para que providências sejam tomadas”, frisou.

A reportagem do CADAMINUTO entrou em contato com o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Jadir Ferreira, mas ele não pode falar porque estava em viagem.