Cortesia Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A artista plástica Geovana Cléa Tenório Brandão ganhou um prêmio literário internacional na Itália. A brasileira, da cidade de Inhapi (AL), participou do Concurso “Vozes & Voci 2012” com o monólogo "Lição de Amor" e foi premiada na categoria Ouro. Em meio a centenas de textos, Geovana ficou entre os 33 escritores contemplados. A entrega do prêmio aconteceu no dia 13 deste mês, em Milão.

A premiação foi oferecida pela Associação Cultural Internacional Mandala (ACIMA) que tem como objetivo favorecer a cultura entre brasileiros e italianos, bem como de todos os artistas do mundo.

Segundo Geovana Cléa, a premiação tem grande importância literária na Itália e no mundo. “Com esta menção honrosa, passo a fazer parte também do meio literário. É mais um dom que Deus me deu.” Disse. A artista também se sente honrada em participar pela terceira vez como representante brasileira nas artes plásticas, desta vez como convidada especial. Geovana explica que o festival já existe há 22 anos e que é o maior evento de cultura Latino Americano da Europa.

Sobre a artista

Geovana Cléa Tenório Brandão mora em Milão, na Itália, é casada com o ex-atleta profissional de ciclismo Eddy Ratti e é filha do casal Luiz Celso Malta e Rita Tenório, irmã do jovem Tenorinho Malta, do prefeito de Inhapi Oberdan Tenório e do ex-deputado Celso Luiz.

Geovana estudou arte em Florença, Itália. Voltando ao Brasil, continuou estudando técnicas artísticas. Em 2005, realizou sua primeira mostra no IBRIT (Centro Cultural do Brasil na Itália), em Milão. Em seguida, várias outras exposições foram realizadas pela pintora na Europa como no Casino de Graz, em Graz (Áustria) e na Villa Belini do famoso arquiteto italiano, Sergio Cassari.

Em 2009, representou o Brasil duas vezes: no Pavilhão das Nações do Festival Latino Americano de Milão e no Palácio Real de Milão. Já em 2010, Geovana é convidada a realizar uma mostra pessoal na galeria Blanchaert. Recentemente, foi convidada para participar de uma conferência artística internacional somente para mulheres artistas, no Castello del Verme de Zavattarello, onde expôs nove de suas obras.