Ascom/Seagri Concurso de Produtividade de Milho inspirou criação de unidades demonstrativas do produto

Os agricultores interessados em conhecer técnicas de plantio e manejo para aumento da produtividade de milho devem participar de um Dia de Campo, na comunidade Patos, zona rural de Poço das Trincheiras, no Médio Sertão alagoano. A ação acontece no próximo dia 4 de setembro.

A ação vai começar às 9h e será promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio da Gerência Regional do Médio Sertão.

“O Dia de Campo vai tratar de preparo correto do solo, adubação, uso de sementes de origem conhecida, combate a pragas e doenças. Queremos que o agricultor possa produzir para alimentar seus animais e também obter renda”, frisou o gerente regional da Seagri, Miguel Oliveira.

“Nosso objetivo é incentivar os agricultores a produzir milho de modo mais eficiente, com uso de tecnologia e assistência técnica”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

O secretário também ressaltou o apoio aos pequenos produtores. “Temos a determinação do governador Teotonio Vilela de apoiar os pequenos agricultores, por isso, estamos reforçando as ações de assistência para melhoria da produção, beneficiamento e comercialização não só de milho, mas também de outras culturas fundamentais ao Estado”, ressaltou Dantas.

Unidades demonstrativas

Outra iniciativa da Seagri para estimular os agricultores a elevar a produtividade de milho é a implantação de unidades demonstrativas do produto nos municípios do Médio Sertão. Foram implantadas duas unidades em cada local.

“A ideia surgiu após os resultados obtidos pelos agricultores familiares de Poço das Trincheiras, que participaram do Concurso de Produtividade de Milho, em 2010. Naquela edição do concurso, um dos agricultores teve um aumento de 16 vezes na produtividade, após seguir as recomendações técnicas”, lembrou o gerente regional Miguel Oliveira.

Segundo ele, as unidades demonstrativas já chamaram a atenção de Sergipe e Pernambuco, que vão adotar o manejo repassado aos agricultores de Alagoas como referência.

Concurso de Produtividade

Em 2010, o Concurso de Produtividade de Milho de Poço das Trincheiras, coordenado pelo extensionista José Valmiro Gomes, teve 16 inscritos, que foram premiados e conseguiram elevar a produtividade. Com isso, eles usaram o produto para alimentar o gado de leite e melhorar a renda.

Este ano, segundo José Valmiro, o concurso teve 120 agricultores inscritos, todos da zona rural de Poço das Trincheiras. “Quem participa do concurso é orientado a plantar uma tarefa de terra de acordo com as orientações técnicas. As outras áreas são plantadas como o agricultor sempre teve o hábito de fazer. Dessa forma, ele percebe a diferença e vai adotar novos costumes, vai ter uma mudança de hábito”, explicou José Valmiro.

A entrega da premiação aos vencedores vai ocorrer no dia 12 de novembro, durante a Festa do Agricultor, quando será conhecida também a produtividade alcançada.