Maltanet

O município de Santana do Ipanema, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (09) a VI Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Tênis Club Santanense.

O inicio do trabalhos foi conduzido pelo conselheiro Municipal de Saúde José Vaz que fez a leitura do regimento da conferência, documento que norteou os trabalhos e que teve alterações solicitadas pela plenária. Que em momento seguinte foi aprovado.

Após a aprovação do regimento aconteceu uma apresentação cultural com o grupo Jovens Guerreiros. Reisado do CRAS.

Em momento contínuo foi formada a primeira mesa diretora composta por Vera Malta (representante da Prefeita Renilde Bulhões), Normanda Santiago (Secretária Municipal de Saúde)., José Ferreira Souza – Ailton (Presidente do Conselho Municipal de Saúde), Benedito Alexandre (Presidente do Conselho Estadual de Saúde), Josefa Eliana (Presidente da Câmara de Vereadores), Wellington Diniz (representante do Ministério da Saúde), Marco Calderon (Diretor do Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues), Renaxágora Araújo (Secretária Municipal de Assistência Social), Fátima Carnaúba (Secretária Executiva do Conselho Estadual de Saúde) e Silvania Matos (Representante de Secretaria de Estado da Saúde).

Para abertura oficial usaram da palavra o presidente do Conselho Municipal de Saúde José Ferreira Souza (Ailton), Normanda Santiago e Vera Malta. A palavra foi facultada e fizeram uso Silvânia Matos, vereadora Eliana, Wellington Diniz, Benedito Alexandre e Marco Calderon.Todos destacando a Importância do SUS e a participação da sociedade nas conferência para a melhoria do serviço.

Após os pronunciamentos foi desfeita a mesa oficial e aconteceu as palestras. A secretária Normanda Santiago apresentou o SUS Local, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde Benedito Alexandres apresentou o tema Financiamento no Sistema de Saúde e a participação no controle social e Fátima Carnaúba proferiu a palestra SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro.

Após as palestras aconteceu o debate e pausa para o almoço.