Agência Alagoas Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true O ministro Fernando Bezerra ganrantiu ao governador recursos para o Canal do Sertão

O governador Teotonio Vilela Filho garantiu, junto ao Ministério da Integração Nacional, a liberação de R$ 533 milhões para a construção do terceiro trecho do Canal do Sertão. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) pelo ministro Fernando Bezerra, durante audiência com governador. Os recursos estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

“A orientação da presidenta Dilma Rousseff foi para iniciar a discussão sobre o 3º trecho, a partir da conclusão e da plena funcionalidade dos trechos 1 e 2 da obra e, ainda, com a entrega dos projetos executivos do novo trecho”, adiantou Bezerra.

Teotonio Vilela considerou positiva a postura do ministro, analisando que o governo federal se mostra parceiro, que continua a ajudar Alagoas a construir soluções para as obras necessárias à melhoria da qualidade de vida do povo alagoano.

“Sempre somos muito bem atendidos no Ministério da Integração. Tenho a sensação de ser respeitado, de Alagoas ser respeitada e considerada pelo governo federal. Acredito que isso é fruto da percepção do governo sobre a seriedade e da postura propositiva que temos, para resolver os problemas do Estado”, avaliou Teotonio.

Com a garantia dos recursos, o investimento no Canal do Sertão vai totalizar, ao final, R$ 950 milhões, somados o PAC 1 e 2. O novo trecho a ser construído levará o canal até o seu quilômetro 123.

Seinfra apresenta projeto de dragagem da Lagoa Mundaú

Além do Canal do Sertão, o governador e o secretário de Infraestrutura Marco Fireman, entregaram ao ministro os projetos executivos de outras duas importantes obras para o Estado: a construção de 14 barragens do sistema de contenção de enchentes dos rios Paraíba e Mundaú e a dragagem da lagoa do Mundaú.

Na avaliação de Fireman, estas obras são fundamentais para impedir tragédias como as ocorridas nas enchentes de 2010, que destruíram quase totalmente 19 municípios do Estado.

Bezerra recebeu os projetos e prometeu analisar as solicitações, mas adiantou que irá se empenhar na aprovação dos projetos e garantiu, ainda, que o ministério terá recursos para financiar os projetos. Os projetos de contenção das enchentes deverão ser encaminhados pela Defesa Civil para posteriormente ser firmados os convênios e o repasse de recursos.

O deputado federal Givaldo Carimbão (PSB), que acompanhou a agenda do governador Teotonio Vilela em Brasília, também participou do encontro e se mostrou satisfeito com a recepção de Bezerra à comitiva de Alagoas. “O ministro Fernando Bezerra é um parceiro de Alagoas. Acho importante que, depois que o governador garantir as solicitações do Estado, a bancada alagoana no Congresso acompanhe e agilize estes pleitos”, disse Carimbão.