Ascom Sesau Durante as Conferências Municipais, população discute as prioridades para o município

Durante as Conferências Municipais de Saúde de Olho D’Água das Flores, Marechal Deodoro e Paripueira, realizadas na quarta-feira (10), o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Toledo, destacou a importância do controle social para o Sistema Único de Saúde (SUS). A conferência é uma ação realizada pelos municípios para propor e debater as propostas de melhorias destinadas aos serviços do SUS e que conta a participação de gestores, prestadores e usuários da Saúde.

Na ocasião, Toledo destacou a participação popular nas conferências para discutir as propostas, contribuindo para o fortalecimento das ações SUS, já que os usuários sabem as reais necessidades de seus bairros e cidades. “As conferências representam espaços democráticos para que sejam elaborados projetos que possam tornar a saúde pública mais qualificada”, afirmou o secretário, elogiando a iniciativa dos municípios de discutir as propostas de melhorias para SUS, que serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde.

Alexandre Toledo destacou ainda o trabalho realizado pelos gestores de Olho D’Água das Flores, Marechal Deodoro e Paripueira para o fortalecimento do SUS em seus municípios. “É necessário que Estado em parceria com os municípios trabalhem de forma integrada”, disse Toledo.

Ele citou os investimentos que o Estado vem fazendo para fortalecer os serviços na área da atenção básica, reafirmando o compromisso do governador Teotonio Vilela Filho com a saúde em Alagoas. “O que deve ser levado em consideração é o fato de que nunca na história de Alagoas um governador destinou recursos para o PSF”, afirmou.