Ibama vai aumentar operações de combate ao desmatamento

  • 25/03/2009 09:29
  • Brasil/Mundo
Hoje o governo ampliou a lista dos 36 municípios que mais desmatam a Amazônia. Sete cidades foram incluídas, entre elas uma de Roraima (Mucajaí) e uma do Maranhão (Amarante do Maranhão), estados que não apareciam no primeiro ranking dos municípios mais desmatadores, criado em 2007.

Além da previsão de mais de 300 operações, a unificação de comandos das ações de fiscalização ambientais – que geralmente incluem as polícias Federal e Rodoviária Federal –, a contratação de novos agentes e investimentos em tecnologia estão entre as prioridades do planejamento do Ibama para 2009, segundo informou Cabral. “Queremos criar a multa eletrônica e investir em novo sistemas de comunicação”, disse.

A mudança no perfil da repressão ao desmatamento – com mais valorização das ações de inteligência e prevenção – também foi citada pelo diretor do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, Mauro Pires, como uma das diretrizes da política ambiental para este ano.

“O eixo mais difícil [da política de combate ao desmatamento] é exatamente o fomento a atividades produtivas sustentáveis [para substituir as derrubadas ilegais]. Nesse sentido, a Operação Arco Verde vai ganhar força no segundo semestre”, afirmou Pires.

A Operação Arco Verde prevê iniciativas como regularização fundiária, ações de assistência técnica, o preço mínimo para produtos extrativistas e até a criação de uma linha de crédito para financiar a recuperação de áreas degradadas.