Médicos participam de capacitação na área de Urgência e Emergência

  • 20/04/2009 17:55
  • Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde promoveu, no último final de semana, o curso de Urgência e Emergência, destinado aos médicos que atuam nas unidades de saúde que integram o Provida. O evento teve como finalidade aprimorar o conhecimento teórico-prático dos profissionais. E, foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM).

    As aulas foram ministradas por instrutores do Serviço Móvel de Atendimento Urgência – Samu, na sede do CRM. Durante três dias foram abordados temas ligados à ética; ventilação mecânica; urgências neurológicas; respiratórias, cardiovasculares, trauma no idoso, na criança e trauma térmico e outros. Com uma carga horária de 24 horas haverá atividades teóricas e práticas.
Para o presidente do Conselho Regional de Medicina, Emmanuel Fortes, o curso é importante para a rede estadual de saúde, que irá padronizar o atendimento nas unidades de saúde de emergência e urgência. Como também proporcionará aos profissionais ampliar seus conhecimentos, oferecendo um serviço de qualidade à população. Ainda este ano haverá cinco capacitações, algumas serão realizadas nos municípios.
       O Provida é um programa voltado para incrementar o atendimento de Urgência e Emergência hospitalar no Estado, incentivando a estruturação dessa rede  nas áreas de ginecologia e obstetrícia, cirurgia, trauma, clínica médica, psiquiatria e pediatria. E, ainda, melhorar o atendimento, alocando recursos de forma a reduzir lacunas regionais e de serviços. Nove hospitais participam do programa e mais três deverão ser inseridos ainda este semestre.