Roseana anuncia secretariado no MA e inclui dois políticos da oposição

  • 21/04/2009 21:32
  • Política

A peemedebista Roseana Sarney, que assumiu na última sexta-feira (17) o governo do Maranhão após a cassação de Jackson Lago (PDT), deu posse nesta segunda-feira a seus secretários, sendo que a pasta da Fazenda foi entregue a um interino, pois o titular ainda não está definido.

Entenda o processo de cassação do governador Jackson Lago

Na sexta-feira, ela já havia dado posse a outros dois secretários --o deputado estadual Raimundo Cutrim, do DEM (Segurança Pública), e Sérgio Macedo (Comunicação).

Macedo informou que doze pastas foram cortadas pela governadora, mas a assessoria de Lago disse que em sua gestão havia 32 secretários.

A Secretaria do Trabalho e Economia Solidária foi entregue a José Antônio Heuly (PT). A de Turismo, ao ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio, que era filiado ao PDT e se desfiliou.

Entre os que tomaram posse ontem também estão os deputados estaduais César Pires (DEM) na Secretaria de Educação; Max Barros (DEM) na Infraestrutura; e Ricardo Murad (PMDB) na Saúde.

O ex-prefeito de Pinheiro Filuca Mendes assumiu a Secretaria de Cidades e o empresário João Abreu, a Casa Civil. Para a Agricultura, Roseana escolheu o empresário Cláudio Azevedo, que não pode aceitar por impedimento em assumir o cargo. No lugar dele ficará Afonso Ribeiro, do PTB. Já Maurício Macedo ficou com a pasta de Indústria e Comércio.

Para a pasta de Esporte e Juventude foi nomeado Roberto Costa; para Minas e Energia, Hélio Soares, e para a Cultura, Luiz Bulcão.

Os novos secretários tomaram posse em cerimônia realizada na tarde de ontem no Palácio dos Leões, sede do governo do Estado.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou na quinta-feira (16) o mandato de Jackson Lago e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), por abuso de poder político nas eleições de 2006.

Licença

A peemedebista vai se licenciar do cargo em maio para realizar uma cirurgia de retirada de um aneurisma cerebral.

Segundo Macedo, a data da cirurgia ainda não está marcada, já que seu médico está no exterior e só deve retornar a partir do dia 10 de maio.

O secretário afirmou que Roseana deve ficar licenciada do cargo por ao menos 25 dias. Durante a licença da governadora, o comando do Estado ficará com o vice, João Alberto (PMDB).

Jackson Lago

O governador cassado, que mostrava resistência em deixar o Palácio dos Leões, desocupou o local no sábado, por volta das 10h30.

Ele seguiu em passeata até a sede de seu partido --distante cerca de 500 metros do palácio.

Na ocasião, ele discursou para cerca de mil pessoas, segundo sua assessoria, e os protestantes queimaram um boneco simbolizando a família Sarney.

Confira a equipe de governo de Roseana

Saúde - Ricardo Murad
Educação - César Pires
Casa Civil - João Abreu
Esportes e Juventude - Roberto Costa
Agricultura - Afonso Ribeiro
Desenvolvimento Agrário - Washington Oliveira ou alguém do seu grupo no PT
Secretária Particular - Olga Simão
Turismo - Tadeu Palácio
Mulher - Paulinha Lobão
Igualdade Racial - Heloísa Leitão
Minas e Energia - Hélio Soares
Infraestrutura - Max Barros
Cidades - Filuca Mendes
Comunicação - Sérgio Macedo
Cultura - Luiz Bulcão
Articulação Política - Hildo Rocha
Brasília - Chiquinho Escórcio
Detran - Coronel Nogueira
Planejamento - Gastão Vieira
Meio Ambiente - Washington Rio Branco
Indústria e Comércio - Maurício Macedo
Administração - Luciano Moreira
Procuradoria - Marcos Lobo
Iterma - Sálvio Dino Jr. ou Erik Marinho
PM - Coronel Franklin
Gabinete Militar - Major Vieira
Trabalho e Economia Solidária - José Antônio Heluy
Desenvolvimento Social - Costa Ferreira
Ciência e Tecnologia - Waldir Maranhão
Fazenda - Cláudio Santos Trinchão (interino)