Ítallo Timóteo 1380488231038

Um sucesso. Assim a organização da 5ª edição da Festa do Feijão de Senador Rui Palmeira definiu a realização da festa que é promovida pela prefeitura municipal. O evento aconteceu de 27 a 28 deste mês.

A grande novidade desse ano foi a ampliação da programação que passou a ser realizada durante o dia, com várias apresentações culturais, muito diferente das últimas edições, que acontecia somente durante a noite com shows de bandas, em praça pública.

A festa começou oficialmente na sexta-feira (27), com a realização do concurso para escolha da Rainha do Feijão 2013 e a apresentação do DJ Guga. Várias adolescentes do município participaram. As vencedoras foram Yslla Meillyne (1º), Deyze Gonzaga (2º) e Bárbara Regina (3º).

No sábado (28), o cronograma do dia festivo começou com missa campal, com o pároco Padre Edivaldo, depois foi aberta a feira da agricultura familiar. Em seguida, aconteceu o desfile de carro de bois, cavaleiros e cavaleiras. Padre Eraldo Cordeiro rezou e pediu a benção de Deus para todos.

Ao meio dia, foi distribuída feijoada para os participantes. Na ocasião, aconteceu um concurso de pratos típicos, com feijão. Também teve o sorteio de vários adereços para o homem e a mulher do campo, como arreios, arado e carro de bois.

Durante a tarde, houveram apresentações de quadrilhas juninas, reisado, coco de roda, entre outros. A dupla Zé de Almeida e Olavo Silva participaram das apresentações, com suas cantigas improvisadas que nunca perdem a rima.

Várias autoridades políticas estiveram presentes, como é o caso do senador Renan Calheiros, deputados federais Maurício Quintela e Alexandre Toledo, deputado estadual Inácio Loiola, prefeitos de Carneiros, Luiz Nobre, Jacaré dos Homens, Júnior Ernesto, Olho D’água das Flores, Doutora Ester, secretários, vereadores, ex-prefeitos Siloé Moura (município) e Paulo Ferreira (Santana do Ipanema), além do administrador regional da Chesf, Augusto César.

Renan Calheiros falou ao público e parabenizou ao prefeito e sua equipe de governo pela festa. O senador falou sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos em prol da região, lembrando que na semana passada esteve ao lado do governador Teotônio Vilela e da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, visitando as obras do Canal do Sertão.

“Aproveitei para solicitar a ministra Miriam Belchior à liberação de recursos para que possamos iniciar o quinto trecho do Canal do Sertão e ela garantiu que iria viabilizar esses recursos que são necessários para o seguimento da obra”, informou o presidente do Senado. Ainda em Senador Rui Palmeira, Renan aproveitou a presença de vaqueiros para conversar sobre a aprovação pelo Senado do projeto que regulamenta a profissão de vaqueiro no Brasil.

“A profissão de vaqueiro no Brasil vem desde 1549 quando as primeiras pessoas foram contratadas para cuidar do gado e mesmo sendo uma das mais antigas profissões ainda não tinha sido regulamentada. Estou muito feliz, eles tão felizes, quase 150 vaqueiros foram acompanhar a sessão, sem dúvida nenhuma aquele foi um grande momento do Senado Federal que resgatou essa condição política e histórica para a categoria”, concluiu Renan.

Durante a noite, se apresentaram em dois palcos, na Praça Multieventos da cidade, as bandas Affarra, Forró dos Plays, Gatinha Manhosa e Mano Walter. Estima-se que pelo menos 10 mil pessoas participaram dos shows.