SMS treina farmacêuticos para assistência a diabéticos

  • teresa
  • 28/04/2009 20:21
  • Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Farmácia e Bioquímica, realizou um treinamento direcionado para os farmacêuticos do município, visando à implantação do protocolo de assistência farmacêutica aos portadores de diabetes. Com a capacitação, os profissionais serão responsáveis pela dispensação desses insumos, e multiplicadores do procedimento nas Unidades de Saúde.

O diretor de Atenção à Saúde, Antônio Augusto Covello, representou o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, e ressaltou a importância do treinamento. “Esse é um momento novo para todos nós que fazemos a saúde municipal, já que saímos à frente com esse serviço. Essa ação só demonstra a nossa responsabilidade em atender bem a população de Maceió”, afirmou.

Os insumos que serão fornecidos para os portadores de diabetes que se enquadram ao protocolo são as tiras reagentes de medida de glicemia capilar, as lancetas para punção digital e o glicosímetro (aparelho Accu-Chek/ Roche). O biossensor fotométrico (Accu-Chek/Roche) garante resultados acurados e precisos com o mesmo nível de qualidade dos biossensores amperométricos. Os resultados podem ser adquiridos em 5 ou 10 segundos.

De acordo com o coordenador de Farmácia e Bioquímica, Eli Carlos, o momento para utilização do moderno aparelho é muito importante para a saúde municipal de Maceió. “Estamos engajados em beneficiar ainda mais a nossa comunidade. Nosso intuito é oferecer a cada dia o que temos de melhor em saúde pública”, afirmou Carlos.

Para favorecer a compreensão das características existentes no aparelho, os representantes da Roche, Karina Morais e Paulo Medeiros, estiveram durante todo dia realizando o treinamento para os farmacêuticos, médicos e enfermeiros da SMS. A oportunidade serviu para que os servidores aprendessem a manusear o aparelho Accu-Chek que garantirá a leitura dos níveis glicêmicos para complementar e avaliar a eficácia do tratamento do diabetes.

Ainda de acordo com os representantes da Roche, o equipamento oferece precisão em seus resultados e vem sendo usado em hospitais de outros estados brasileiros.

“Com a utilização do Accu-Chek Active profissionais de saúde e pessoas com diabetes podem tratar e gerenciar a doença de forma completa. Desde a realização das medições de glicemia até o acompanhamento e análise das informações geradas. A partir disso é possível um melhor gerenciamento do investimento que está sendo feito e, o mais importante: da qualidade de vida dos pacientes”, destacou o gerente de marketing da Roche Diabetes Care, Marcus Miranda.

A implantação foi realizada de acordo com o art. 6º da portaria GM nº 3.237 de 24 de dezembro de 2007 e a resolução AD Referendum de nº 02 de 14 de janeiro de 2008, referente à responsabilidade da união Estado e município quanto ao fornecimento de insumos complementares destinados aos usuários insulino-dependentes.