Entre os mais de 301 municípios selecionados para receber recursos destinados à construção de creches, pré-escolas e quadras escolares, seis são municípios alagoanos: Anadia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Maravilha, Quebrangulo e Tanque d’Arca. A lista foi publicada na quarta-feira, 6 de julho.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que o gestor deve assinar um Termo de Compromisso que será enviado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) à cada Município.

Dos Municípios selecionados, 237 devem receber o dinheiro para a construção de 268 creches e 64 Municípios poderão construir 76 quadras poliesportivas. A entidade orienta que os Municípios interessados encaminhem o termo de compromisso ao FNDE, e garantam o recebimento dos recursos para a construção das escolas e quadras poliesportivas, tendo em vista atender as cobranças e demandas feitas aos gestores municipais.

A CNM ressalta que é importante garantir a assistência técnica e financeira da União para manutenção das quadras esportivas e das escolas de educação infantil, pois essas ações têm um custo que pode ser alto para alguns Municípios.