Agricultores familiares de Arapiraca receberão kits de irrigação

  • Redação
  • 31/07/2012 15:47
  • Cidade

Na manhã desta terça-feira (31), o secretário Manoel Henrique Cavalcante recebeu a visita de representantes da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Sebrae, Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento (Seplande), para definir o calendário para entrega de 100 kits de irrigação para agricultores familiares do município.

O encontro contou com a presença do engenheiro-agrônomo Antônio Canário; diretora dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), Fátima Aguiar; consultora do Sebrae, Sônia Onuki; coordenadora do APL da Horticultura, Rubia Solange Barbalho, além de três técnicos agrícolas, um engenheiro-agrônomo e um zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura.

De acordo com o engeheiro-agrônomo Antônio Canário, os kits contêm mangueiras, bombas, reservatório e ferramentas para utilização dos pequenos produtores de Arapiraca.

Além disso, os agricultores familiares irão receber insumos e assistência técnica gratuita.
O secretário de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante, destacou o apoio do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a participação de todos os segmentos envolvidos para o fortalecimento do setor.

“Esses kits para gotejamento serão entregues para produtores do Cinturão Verde, com propriedades até 500 metros quadrados de área para irrigação”, explicou Manoel Henrique.

Referência

O sucesso do Cinturão Verde e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implantado no ano de 2006, por meio de parceria entre governo federal e Prefeitura de Arapiraca, vem colocando o município de Arapiraca como referência nacional para sediar no mês passado o Seminário Internacional do PAA-África.

Já foram investidos mais de R$ 4,5 milhões no projeto do Cinturão Verde, com a produção de mais de três milhões e quinhentos mil quilos de hortaliças e leguminosas, beneficiando mais de 1.100 agricultores familiares.

A iniciativa atende produtores com até 20 tarefas de terra. Os alimentos são comprados para reforçar a merenda escolar, o cardápio do Restaurante Popular Jerimum e ainda a prefeitura organiza, todos os sábados, a Feira Popular da Agricultura Familiar, no Parque Ceci Cunha.

O representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Carvalhal, disse que o governo federal pretende investir R$ 4 milhões no programa de cooperação com os países africanos.

Carvalhal esclareceu que a comitiva já conta com cinco consultores e realiza visitas técnicas, a exemplo da que está ocorrendo em Arapiraca, com a finalidade da troca de conhecimentos e experiências objetivando ampliar a produção de alimentos, gerar emprego, renda e reduzir a fome e a pobreza nos países africanos.