As ações do Programa Alagoas Mais Leite serão o tema de uma palestra do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, durante o 14º Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite), que será realizado esta semana, em Batalha.

 

A palestra do secretário será na quarta-feira (28), a partir das 11h. “O Programa Alagoas Mais Leite está qualificando a produção de leite nas pequenas unidades. Estamos capacitando 500 agricultores familiares com foco em cinco ações: organização, gestão da unidade produtiva, qualidade do leite, nutrição animal e melhoramento genético”, esclareceu o secretário.

 

Segundo Dantas, a assistência prestada aos agricultores é de acordo com a metodologia do Balde Cheio, da Embrapa Pecuária Sudeste. “Além da assistência técnica específica, outras ações do Governo do Estado promovem o fortalecimento da produção, como o repasse de tanques de resfriamento de leite, caminhões-tanque, máquinas forrageiras, kits de inseminação artificial e apoio à comercialização, por meio do PAA Leite”, completou Jorge Dantas.

 

O Programa Alagoas Mais Leite atende agricultores familiares na região da Bacia Leiteira, Sertão, Agreste, Junqueiro e Porto Calvo. Entre os profissionais que prestam atendimento aos criadores, estão 25 técnicos, incluindo zootecnistas, veterinários, técnicos em agropecuária e agrônomos.

O 14º Proleite faz parte das atividades da Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira, que será realizada em Batalha, de quarta-feira (28) até sábado (1), e vai contar com criadores, especialistas, empresários do segmento, gestores públicos, agricultores familiares e estudantes.