13946512998772

O Campus da Ufal no Sertão em Delmiro Gouveia, se transforma nessa quarta-feira (12), num grande ginásio, com a participação da comunidade acadêmica e dos alunos da rede estadual de ensino.

O Festival marca o início do projeto “Esporte de participação – um grande jogo no sertão de Alagoas”, que está sendo implantado pelos cursos de Educação Física, com apoio da prefeitura de Delmiro Gouveia. “A ideia é promover uma grande festa do esporte. O esporte de participação busca, realmente, incluir todas as pessoas e abrir também as portas da universidade para população sertaneja”, comentou a coordenadora do projeto, professora Leonéa Santiago.

A programação do festival iniciou com a apresentação cultural, seguida por uma recepção com ginástica de alongamento e dança. Já as competições esportivas, realizadas durante todo o dia, reúnem centenas de pessoas nas modalidades Xadrez, Badminton, Tênis de mesa, Vôlei de areia, além das lutas Judô, Karatê e TKD.

Sobre o projeto

Patrocinado pelo Bando do Nordeste, o projeto aprovado pela Ufal intitulado “Esporte de participação – um grande jogo no sertão de Alagoas” está levando incentivo para centenas de moradores de Delmiro Gouveia.

As praças da cidade já estão mais movimentadas com aulas de ginástica no turno da noite, atendendo cerca de 200 a 300 pessoas. O projeto também vai levar para as escolas mais equipamentos e monitores capacitados para orientar na prática de esportes como vôlei, basquete e handball, contemplando aproximadamente 200 crianças. Até o final de 2015 a Ufal estará presente nas escolas e nas praças para incentivar a atividade física.

Lei de Incentivo ao Esporte

A Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) tem sido uma ferramenta fundamental no processo de desenvolvimento humano do esporte nacional, pois permite que patrocinadores e doadores apoiem projetos que apresentem benefícios diretos para a população carente com vistas a investir na formação de talentos e consequentemente em saúde, educação e inclusão social.