CGU isenta governo de supostos desvios

  • gilcacinara
  • 06/05/2009 20:32
  • Política
A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nota de esclarecimento, nesta quarta-feira, em que isenta o governo do Estado de supostos desvios de recursos relatados pela Unidade Regional em Alagoas e divulgados pela imprensa local. Na nota, a CGU esclarece que as irregularidades identificadas referem-se à gestão dos recursos federais repassados aos municípios. No entanto, desautoriza “afirmações generalizadoras” sobre os gestores municipais e destaca a parceria com o Estado, que, segundo o informativo, vem “desenvolvendo relevantes esforços para aprimorar a gestão, o controle e a transparência dos gastos públicos”.

Segue, na íntegra, a nota de esclarecimento:

"Nota de Esclarecimento
A respeito de informações que teriam sido prestadas à imprensa pela Chefia de sua Unidade Regional em Alagoas, a Controladoria-Geral da União confirma os dados objetivos sobre as irregularidades encontradas nas fiscalizações feitas pela CGU na aplicação de recursos federais por municípios daquele Estado, dados esses que estão, inclusive, publicados no site da CGU, na internet.

A CGU não endossa nem autoriza, entretanto, quaisquer afirmações generalizadoras sobre os gestores públicos municipais daquele Estado, nem de qualquer outro, nem eventuais estimativas sobre os percentuais de recursos desviados e, muito menos, comentários de caráter político, que não se coadunam com a isenção e o profissionalismo do seu corpo técnico.

Por fim, esclarece, por dever de justiça, que as irregularidades mencionadas não guardam qualquer relação com a atual Administração Estadual de Alagoas, cujo Governo, aliás, vem desenvolvendo relevantes esforços para aprimorar a gestão, o controle e a transparência dos gastos públicos, inclusive engajando-se em diversas ações de parceria com esta Controladoria-Geral da União".