Lulinha Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O município de Senador Rui Palmeira antecipou para este sábado (10) a festa de aniversário de 32 anos de Emancipação Política que deveria acontecer na terça-feira (13). A data foi comemorada com uma grande festa realizada pela prefeitura municipal.

O dia começou com uma salva de tiros. Isso pouco antes do hasteamento das bandeiras que aconteceu em frente à prefeitura. Em seguida o prefeito e sua comitiva participaram de uma Missa em Ação de Graças, celebrada na Igreja Matriz de Santo Antônio.

Depois da missa, aconteceu a entrega da reforma do mercado público José Wanderley que foi ampliado para melhor servir à população e houve a reinauguração da Praça Maria Palmeira de Oliveira. A Praça de Eventos Governador Luiz Abílio de Souza Neto que fica no centro da cidade foi oficialmente inaugurada, assim como a Praça do Feijão que fica na mesma avenida.

A população também recebeu da prefeitura uma Academia da Saúde, cinco ônibus escolares que foram integrados à frota do município e uma moto 0 km, entregue para a Guarda Municipal que foi recentemente restaurada.

Várias autoridades políticas da região prestigiaram o evento, como é o caso do deputado federal Maurício Quintella, deputados estaduais Inaldo Bulhões Filho e Inácio Loiola; prefeitos Luiz Nobre (Carneiros) e Jarbas Ricardo (São José da Tapera), secretário de meio ambiente e recursos hídricos do Estado, Napoleão Casado, além de várias outras personalidades políticas.

O deputado federal Maurício Quintela lembrou da parceria que tem com o município e comemorou a conclusão das obras que naquele momento estavam sendo entregues, já que a maioria são provenientes de recursos conseguidos através de emendas de sua autoria.

O ex-prefeito do município Siloé Moura engrandeceu ao apoio que tem recebido de Quintella em Brasília, mas não se esqueceu da assistência do deputado federal Renan Filho e o Senador Renan Calheiros. Moura também provocou a oposição que de acordo com ele sempre duvidou de que as obras fossem acontecer.

A secretária municipal de governo, Jeane Moura, comemorou as realizações da prefeitura, uma vez que mesmo diante das dificuldades financeiras, a administração tem conseguido trabalhar com recursos próprios, mantendo o ritmo de governabilidade do ex-prefeito Siloé.

O prefeito Jãozinho explicou que decidiu antecipar a comemoração de aniversário da cidade para que não fosse interrompida a feia livre, uma das mais tradicionais e movimentadas da região. O gestor falou sobre as inaugurações do dia, destacando a entrega da academia da saúde, dos ônibus escolares e uma moto para a Guarda Municipal.

O gestor aproveitou para informar que desde o início de sua administração já foram conquistados seis ônibus escolares para o município. Joãozinho avisa que está lutando para conseguir um carro como viatura para a guarda que foi recentemente restaurada.

Para o vereador presidente da Câmara, José Reninson Ferreira de Melo, mais conhecido como “Reninho”, os munícipes é que estão de parabéns com a data e com as conquistas que a gestão tem conseguido em benefício de todos. O edil assegurou o apoio do Legislativo para que o prefeito continue trabalhando.

O vice-prefeito, Cloves Vieira, lembra que nem sempre Senador Rui Palmeira foi um município de desenvolvimento constante. Vieira explica que a cidade começou a crescer depois que Siloé Moura foi eleito prefeito.

As comemorações continuaram com desfile cívico que envolveu alunos de escolas do município. A marcha seguiu pelas principais ruas da cidade ao som das bandas fanfarra Winson Moura (municipal) e Beto Barreto (Jaramataia).

Depois de um dia de muita atividade, os rui-palmeirenses fecharam as comemorações do dia ao som de Mano Walter, Forró do Muído e Raphael e Gabriel. Um festão que se estendeu até o raiar do dia seguinte para dar boas-vindas ao Dia das Mães.

Emancipação

O território de Senador Rui Palmeira pertencia ao município de Santana do Ipanema e se chamava Riacho Grande. Hoje emancipado, Senador Rui Palmeira tem mais de 13 mil habitantes e se destaca como o maior produtor de algodão, milho e feijão do Estado.