Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Os trinta e seis (36) Agentes Comunitários de Saúde  e Técnicos de Enfermagem da rede municipal de saúde do município de Senador Rui Palmeira, concluíram o curso de formação em Saúde no Projeto Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas).

O Projeto Caminhos do Cuidado é uma iniciativa do Ministério da Saúde m parceria com a Fio Cruz, oferece, com a ajuda dos municípios, cursos de capacitação para a totalidade dos Agentes Comunitários de Saúde e técnicos de enfermagem da saúde da família, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

O curso foi dividido em dois módulos, ou seja, com aulas teóricas e práticas com inicio na sexta-feira, dia 18 do mês passado, durante cinco semanas seguidas, e finalizado na última sexta-feira 15 de Agosto, onde os participantes tiveram a oportunidade de expor trabalhos desenvolvidos.

 "Foi um momento oportuno e de grande aproveitamento, para todos profissionais, pois os mesmos tiveram boa participação e puderam debater as ideias. Acreditamos que o município tem equipes excelentes para atuar na ajuda as pessoas que mais necessitam. Esse curso foi de grande importância para que os profissionais possam desenvolver suas atividades com maior sabedoria", frisou a coordenadora de Atenção Básica Isabel Wanderley.

 O curso proporcionou um rol de estratégias e conhecimentos em saúde mental, que possibilitam aos profissionais participantes acolher e cuidar do usuário de forma integral, cuidando e reduzindo assim os danos para aqueles usuários de drogas ilícitas.

“Capacitar é uma de nossas metas na gestão para que possamos atingir nossos indicadores e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de saúde para a nossa população”. Destacou o Secretário Municipal de Saúde José Marcos da Silva.