14097172479424

A Prefeitura Municipal de Pariconha, através das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou nesta sexta-feira (29), no prédio da Câmara Municipal de Vereadores o 1° Fórum Comunitário Selo Unicef 2013-2016, que tem como slogan “Toda Criança Precisa de Proteção”.

O Fórum visa promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de 0 a 17 anos. Um grupo de jovens participantes do Projovem Adolescente, e representantes jovens do município participaram e fizeram a abertura do evento.

O Fórum contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas que possuem atividades reconhecidas nas áreas de promoção, garantia dos direitos da infância e adolescência em nossa cidade, estavam entre eles além de jovens lideranças, representantes das Associações municipais, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Vereadores, profissionais da área da Assistência Social, Saúde, Educação e Agricultura, Conselheiros Tutelares, Representantes Indígenas e Quilombolas e Sociedade Civil geral.

O encontro foi caracterizado como um espaço de engajamento da sociedade Pariconhense com a causa, sendo analisada a atual situação das crianças e adolescentes do nosso município, e também de debate sobre as desigualdades que afetam este grupo etário, além de discussão de alternativas para a sua superação, onde foram apresentadas propostas a fim de subsidiar a elaboração do plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e adolescentes de Pariconha, promovido por grupos que foram formados.

O prefeito Fabiano Ribeiro de Santana e o vice, Rafael Andrade também marcaram presença no evento. “Estamos muito felizes por nosso município ser destaque no Estado que tem índices alarmantes de jovens no descaso. E ainda mais por sermos uma das cidades com índices altíssimos de aprovação no âmbito de todos os temas que estão em pauta”, destaca o prefeito.