14109277558884

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Rede Municipal de Ensino e equipes de Estratégia de Saúde da Família, encerraram os trabalhos da Campanha de Verminoses e Hanseníase, atendendo alunos de 5 a 14 anos. A campanha teve como objetivo proteger crianças e adolescentes contra as verminoses e alertar pais e professores sobre os seus sintomas. Assim como detecção precocemente os casos de Hanseníase e encaminhar para a avaliação médica.

A abertura da campanha teve inicio no mês de julho, com a realização de um trabalho informativo e de conscientização para os pais, realizado pela coordenação da Vigilância Epidemiológica e profissionais do Programa Saúde na Escola e Coordenação de Atenção Básica.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Maria Hélia, explicou aos pais que, ainda antes da campanha, seria entregue um formulário a ser preenchido por eles ou responsáveis a respeito de sinais e sintomas sugestivos de hanseníase. Para a coordenação, esta ação garantiu o êxito no trabalho proposto durante todo o período da campanha.

Para a coordenadora da Atenção Básica Isabel Wanderley, as crianças constituem um importante grupo de risco para as infecções por verminoses, por estarem em fase de crescimento físico e até mesmo por não terem certos cuidados de higienes com alguns alimentos em determinados momentos de seu cotidiano. E alertou ainda que a hanseníase e a verminose tem cura e o tratamento é gratuito e eficaz!

“Mais um trabalho concluído e dessa vez com muito êxito, pois conseguimos atingir esse indicador ao longo desses dois anos, pois podemos considerar que nesta campanha é realizado o tratamento da doença, mesmo o medicamento sendo administrado em dose única, pois se trata de um medicamento eficaz. Além do mais, essa campanha traz um fator positivo justamente por contribuir com o bom desenvolvimento escolar da criança, é quando não tratado pode afetar o desenvolvimento físico. É com o sentimento de satisfação que agradeço a todos profissionais envolvidos nessa campanha. Assim como o apoio recebido pelas equipes da ESF e Profissionais da rede municipal de Ensino.” Frisou o Secretário Municipal José Marcos.