14120008838899

A 6ª edição da Festa do Feijão de Senador Rui Palmeira deste ano foi um sucesso e bateu recorde de público. O evento tradicional que é promovido pela prefeitura municipal aconteceu nos dias 26 e 27 deste mês e atraiu uma multidão para a cidade.

A festividade começou oficialmente na sexta-feira (26), com a realização de um desfile para a escolha da Rainha do Feijão 2014. Várias adolescentes do município participaram do concurso que foi vencido por Thayná Vieira.

No sábado (27), segundo dia de festa, o cronograma festivo começou com o desfile de carros de bois, cavaleiros e cavaleiras que saiu do povoado Pedra Redonda, percorreu as principais ruas da cidade e se concentrou em frente ao Ginásio Poliesportivo Wilson Moura, onde estava sendo realizada a feira da agricultura familiar.

Na localidade, o pároco Padre Edivaldo rezou por todos os participantes e depois, sob as cantorias de Zé de Almeida e Olavo Silva, foi realizado o sorteio de vários adereços para agricultores. Foi oferecida à multidão uma feijoada.

A festa recomeçou a noite, mas desta com shows na Praça de Evento da cidade, onde foi montada em grande estrutura com dois palcos e camarotes para as apresentações das bandas Cannibal, Luan e Forró Estilizado, Mano Walter e Léo Magalhães.

A comissão organizadora estima que mais de 20 mil pessoas participaram da festa só no último dia, sendo assim o maior público já registrado pelo evento desde sua primeira edição.

O prefeito Joãozinho falou da importância de manter a festa, mesmo diante da dificuldade financeira que o município enfrenta. “Esta é a segunda Festa do Feijão realizada em minha administração e fico feliz em poder está mantendo essa festividade que é uma manutenção da cultura de nossa gente. Planejamos o ano todo para que consigamos promove-la, mesmo diante das dificuldades financeiras que enfrentamos com as instabilidades do repasse do FPM. Já estamos trabalhando para a edição do ano que vem.” Disse.

A secretária municipal de governo, Jeane Moura, uma das organizadoras da festa, reiterou a dificuldade enfrentada com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e agradeceu ao apoio recebido. “Não é fácil manter uma festa desse tamanho, mas graças ao planejamento de governo e ao apoio recebido da Chesf, do Bradesco e do Senador Renan Calheiros, se torna possível que a mesma acontece todos os anos.” Disse.

O ex-prefeito Siloé Moura, um dos idealizadores da festa, não escondeu a felicidade de ver o evento sendo realizado. “Percebi que aquilo que criamos quando eu era prefeito não só continua, mas foi melhorado. Fico muito feliz em fazer parte dessa festa e orgulhoso de ser genuíno dessa terra.” Disse.

O deputado estadual Inácio Loiola esteve presente e enalteceu o ex-prefeito Siloé Moura pela brilhante ideia de criar uma festa que homenageia os ruipalmeirenses como maiores produtores de feijão de Alagoas. “É evidente que essa festa é uma referência em todo o Estado. Dá para ver pela quantidade de pessoas que vêm de toda a região. Está de parabéns o ex-prefeito Siloé Moura que mudou a história de seu município, mas o manteve consagrado como a capital alagoana do feijão.” Disse.

A Festa do Feijão deste ano foi realizada pelo empresário Eduardo Amaral e contou com um forte aparato policial oferecido pelo 7º Batalhão de Polícia Militar para reforçar a segurança durante a realização da festa que graças ao empenho dos militares aconteceu de maneira tranquila.