14127708191939

Assim como no ano anterior, a Prefeitura Municipal de Pariconha, na pessoa do prefeito Fabiano Ribeiro de Santana, e do vice, Rafael Andrade, através da Secretaria Municipal de Saúde, adere a Campanha Outubro Rosa. Uma campanha de conscientização da mulher contra o câncer de mama e colo de útero.

A Campanha teve início no último dia 29 de setembro, e vai até o fim de outubro, teve o seu “Dia D”, na última quinta feira (02/10), na Unidade de Saúde Júlia Ferreira com mutirão de Citologia, Teste rápido de HIV e Sífilis, Palestra sobre violência doméstica familiar, Atividade educativa no pátio com o educador físico, e também sorteios de brindes com o prefeito e a Secretária de saúde, Josy da Silva.

Um cronograma foi preparado para atingir todos os povoados do município. Serão realizado mutirões nas UBS’s e também através da Unidade Móvel de Saúde.  De acordo com o cronograma de atividades feito pela Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade Móvel se deslocará até alguns povoados, com ações educativas e preventivas, executadas pelos responsáveis e profissionais da Secretaria, a exemplo de rodas de conversas nas comunidades e o trabalho de conscientização sobre a importância do exame de mamografia em mulheres acima de 40 anos de idade.

Todos os membros do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e NUPS (Núcleo de Projetos Sociais), estão trabalhando para melhor promoção de saúde da família com psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social, nutricionista, e educador físico, em parcerias com agentes de saúde do município, médicos e enfermeiros.