Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todos profissionais de saúde assim como toda a sociedade.

Durante este mês as Unidades Básicas de Saúde ganharam tonalidades em rosa, para marcar a Campanha “Outubro Rosa”. O movimento tem como principal objetivo chamar atenção de todas as famílias para a realidade do Câncer de Mama e a importância do diagnóstico precoce.

As ações propostas pela secretaria para serem executadas durante todo o mês sobre o movimento “Outubro Rosa”, deverão se estender para toda a população feminina, com a realização do autoexame de mama, solicitação de mamografia (quando necessário), além de realização de citologia e atividades educativas para informar sobre a importância da prevenção contra o Câncer de Mama e de Colo do Útero em todos os PSFs. Declarou a coordenadora Isabel Wanderely.

O secretário José Marcos reforçou ainda que as Unidades de Saúde estão preparadas para o atendimento às mulheres. “No caso de o câncer ser detectado, as mulheres são encaminhadas para as unidades de referência especializadas de alta complexidade, onde são realizados exames mais específicos que comprovem o diagnóstico”, afirmou o secretário.