Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Senador Rui Palmeira recebeu nesta ultima terça-feira (07/10), visita dos representantes do Vigi-óbitos da SESAU. Na oportunidade o Secretário Municipal de Saúde recebeu em seu gabinete todos juntamente com a Coordenadora da Atenção Básica e a Coordenadora de Epidemiologia, para juntos discutirmos o cronograma da visita proposta.

Começando assim aas atividades com visitas em loco nas Unidades de Saúde, para compreender e avaliar o funcionamento das mesmas assim como os atendimentos.  Na sala da Academia da Saúde (SRP) juntos com as Equipes de Saúde para uma discursão referente à Saúde da Mulher e Combate a Mortalidade Materna e Infantil. Onde na oportunidade os técnicos SESAU, capacitaram e apoiaram as Equipes de Saúde dos ESFs do município, além de Coordenadores, Enfermeiros, Médicos, Técnico Enfermagem, ACS, na busca da qualidade e equidade ao acesso de Atenção Básica dentro do seu território. Com os técnicos e profissionais foram debatidos e acordados diretrizes na redução dos conflitos e a humanização dos direitos ao Parto Humanizado.

O secretário de Saúde Sr. José Marcos Silva, na ocasião, informou que vai intensificar os serviços em saúde da mulher, além de garantir a discursão da rede dos serviços locais e regionais garantindo todos os direitos a nossas gestantes e a regulação das referências e dos prestadores de serviços, e a efetividade da capacidade de leitos hospitalares da nossa referência, Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo em Santana do Ipanema.

“Referente ao Plano de Rede Cegonha que ficou como referência” Santana “ que garanta aos municípios o que ficou estabelecido desde os exames, assistência ao Parto Humanizado, que na realidade seja colocado em Prática”. Ressaltou a coordenadora de planejamento Srª Maria Alves. Mas ao que desrespeito, ao processo de operacionalização das investigações de óbitos foi em tempo oportuno com um percentual de 100%, e ao mesmo tempo colocou a situação sobe nossos indicadores de mortalidade. Afirmou a coordenadora Vig. Epidemia Mª Hélia.

Após a visita a coordenadora da Atenção Básica Isabel Wanderley, promoveu reunião interna com as demais áreas envolvidas nessas ações para que pudesse fomentar o Plano de Ação elaborado durante o dia, para que dessa forma fossem discutidos estratégias junto ao Secretário para intensificar os serviços e atendimentos as mulheres no período gestacional. Acredito que foi um momento oportuno para construirmos junto um plano de ação que contemple de forma imediata a Saúde da Mulher e ao combate a mortalidade infantil.