Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A Secretaria Municipal de Saúde de Senador Rui Palmeira, em parceria com o Projeto Olhar Brasil dos Ministérios da Saúde e da Educação, realizaram durante o dia desta terça-feira, uma triagem com oftalmologista com o objetivo de atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública municipal e estadual de ensino da educação básica e que estão inseridos no Projeto do Programa Saúde na Escola.

A coordenadora da Atenção Básica Isabel Wanderley, responsável pela triagem de todos os alunos das escolas, informou que alguns alunos foram submetidos previamente ao teste de acuidade visual, pelas Enfermeiras e ACS, sendo encaminhados aqueles apresentaram alteração e foram 777 alunos para que pudessem ser avaliados pelo oftalmologista, onde após o exame, se necessário o aluno recebera o óculos. Após a triagem realizada foram detectado vários alunos que necessitam da utilização de óculos, sendo assim ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde através do referido projeto Olhar Brasil, tendo assim um prazo de 50 dias para a realização da entrega para os educandos contemplados.

Porem antes da entrega dos óculos, todos os alunos das unidades atendidas e que passaram pela triagem visual, aqueles que apresentaram algum problema visual foram encaminhadas para novas consultas e exames especializados para acompanhamento.

“Unir saúde e educação atendendo as nossas crianças com problemas oftalmológicos foi sem dúvida uma grande ideia. A visão é parte fundamental do corpo e se não cuidarmos enquanto é tempo, o problema só vai se agravando, vindo assim a complicar a vida de nossos alunos. Essas parcerias são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida de nossa gente, assim como o desenvolvimento da nossa cidade”, salientou o secretário de saúde José Marcos.