14144988697585

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu ao longo da 1º do mês corrente ações de saúde voltadas para a semana da criança. A abertura semana da criança teve como o tema “Criança saudável, Criança Feliz”. Vale ressaltar que as ações ocorreram em todas as Unidades Básicas de Saúde. Durante toda semana foram realizadas ações de saúde, lazer, palestras, e muitas outras ações, com o objetivo de proporcionar momentos de saúde para as crianças participantes. A semana da criança foi uma estratégia de mobilização para que as equipes pudessem melhor assistir cada criança de sua área.

“A Secretaria de Saúde vem garantindo o cuidado à criança através da realização de ações de saúde na Atenção Básica, com a utilização da caderneta de saúde da criança, apoio e proteção ao aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento,     consequentemente  apoio nutricional e redução da mortalidade infantil ’’, ressalta a coordenadora da Atenção Básica Isabel Wanderley.

“É nesta fase da infância que grande parte das capacidades humanas é desenvolvida, mas para isso a criança precisa estar saudável”. O direito à saúde é protegido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

“O cuidado começa antes mesmo de a criança vir ao mundo, com o atendimento das gestantes e a realização do pré-natal por meio das 05 equipes de Saúde da Família (ESF) da rede municipal de saúde, inclusive com a realização de ultrassonografias no Centro de Saúde Pedro Vieira Rêgo em Senador Rui Palmeira, necessário são encaminhadas para Atenção Especializada.’’. Ressaltou o secretário de saúde do município José Marcos.