14153105692466

Na manhã de hoje (04), alunos da rede municipal de educação, alunos acima de 5 anos, fizeram exames oftalmológicos no Clube Social da cidade. A coordenação da Atenção Básica através das secretarias de Saúde e Educação fez essa interlocução com o Centro Avançado da Visão, tendo como médico responsável o Dr. Roberto Cesar e sua equipe de apoio: Andreia Abuquerque, Fabiana, Eliane, Gustavo e Joyce, de Maceió. 

O Projeto Olhar Brasil foi elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. Propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano), em alfabetizandos cadastrados no “Programa Brasil Alfabetizado”, participantes do programa Mulheres Mil e na população com idade igual ou acima de 60 anos.
A implementação desse projeto visa reduzir nas taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida destes cidadãos.

A partir da identificação das pessoas com problemas visuais, o passo seguinte é prestar assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos, dentre outras ações a fim de propiciar condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público-alvo melhorando o rendimento escolar dos estudantes do ensino público fundamental, jovens e adultos do programa Brasil Alfabetizado de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência.

Na parte da tarde foram atendidos idosos a partir dos 55 anos de idade. Os óculos são escolhidos pelos pacientes, a Ótica Floo Look analisa os pedidos que chegarão num curto prazo. Foram atendidas cerca de 300 crianças.
O prefeito Fabiano Ribeiro não esteve presente por conta de sua agenda parlamentar na capital, mas agradece à todos das equipes do município e que vieram do litoral trazendo esse programa maravilhoso para a população pariconhense.