Jota Silva Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Santuário de Santa Terezinha em Mata Grande

Milhares de romeiros compareceram à cidade de Mata Grande, neste domingo (11), para comemorar o aniversário de cinquenta anos de Padre Sizino Lemos Telles Júnior, conhecido em todo o nordeste como Padre Sizo de Santa Teresinha.

Vindos de diversos lugares do Brasil, eles chegaram bem cedinho, com o objetivo de parabenizar o aniversariante pessoalmente, como é o caso da romeira Maria Pelônia, moradora da cidade de Belo Monte, que disse ser um sonho abraçar Padre Sizo e dar os parabéns pelos 50 anos de vida. “Que Nossa Senhora Santa Teresinha interceda e dê a ele muitos anos de vida, com muita paz.”, disse.

Padre sizo recebeu os fiéis no santuário de Santa Teresinha, sacrário que construiu e administra. Além de ver o “padrinho”, muitos romeiros aproveitaram a oportunidade para fazer e pagar promessas. A dona Josefa de Oliveira, moradora do Sítio Capiaçu, zona rural de Mata Grande, fez uma promessa para Santa Teresinha com o objetivo de curar a filha de 15 anos de um problema de nervosismo. O pedido dela teria sido atendido pela Santa e por isso tinha levado a adolescente para pagar a promessa.

Depois de recepcionar as caravanas, Padre Sizo de Santa Teresinha celebrou uma missa, em um templo que está quase pronto, no mesmo prédio do santuário. Uma multidão de romeiros participou da celebração com rezas e cantorias.

A cardiologista Doutora Helenira, amiga de Sizo, veio de Maceió para dar os parabéns pessoalmente ao amigo. “Ele sempre comentou comigo que tinha o sonho de comemorar o aniversário de cinquenta anos e já tinha em mente essa festa. Por isso, vim dar um abraço e desejar felicidades em sua missão sacerdotal”, disse.

A estimativa da organização é que este ano mais de 10 mil pessoas participaram da romaria do aniversário de Padre Sizo. Uma emoção para o aniversariante que pelo décimo ano seguido comemora o aniversário com a presença de milhares de romeiros vindos de vários lugares do país. “Isso significa que Deus está comigo e que estou no caminho certo de ser um pai espiritual para essa multidão que hoje está aqui ao meu lado”, disse.

O padre relembrou a trajetória de quase 16 anos como sacerdote. “Passei pela paróquia de Belo Monte, onde fiquei um ano e sete meses. Depois fui designado para Piranhas, onde permaneci por oito anos. Após esse tempo, retornei para Mata Grande, onde passei a me dedicar à construção do Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus”, disse.

Desde que Padre Sizo construiu o santuário de Santa Teresinha em Mata Grande, o turismo religioso ficou forte na cidade, o que vem trazendo desenvolvimento. Foram construídas novas pousadas e lanchonetes, o comércio passou a lucrar mais. Além disso, comerciantes ambulantes de toda região, inclusive de outros estados, também são beneficiados.

O padre tem consciência da benfeitoria que está fazendo e continua ampliando o santuário que segundo ele ainda não está pronto, mas deve ser concluído em dois anos. Sizo revelou que tem o sonho de construir no alto de uma colina que fica a poucos quilômetros da cidade um monumento de Santa Teresinha do Menino Jesus com quase 40 metros de altura. É um projeto ousado que deve ser executado logo depois da conclusão das obras do santuário.

A comemoração do aniversário do padre foi finalizada com cantorias e rezas, onde o mesmo agradeceu pela presença de todos.