Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O município de Inhapi, localizado no alto sertão de Alagoas, a cerca de 270 km da capital, vai participar mais uma vez da Feira dos Municípios que será realizada em Maceió entre os dias 22 a 25 do mês em curso, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, com apresentações de belas manifestações culturais populares, afrodescendentes e indígenas de suas comunidades.

A primeira participação do município ocorreu ainda em 2006, sendo retomada em 2014 e continuada no segundo ano da gestão do prefeito Zé Cícero (PT/AL).

A população do município se destaca na região com sua pujante mobilização social, política e cultural, apresentando significativo desenvolvimento econômico rural e urbano. Neste contexto, por todo lado encontram-se obras concluídas e outras em andamento objetivando a ampliação da qualidade de vida dos habitantes, a exemplo do asfaltamento das principais vias do centro administrativo, sede municipal e secretarias, assistência em saúde, educação e abastecimento de água potável nas comunidades.

A história do município está ligada desde o início com a presença indígena, onde se encontra organizado o povo Koiupanká. Dentre a diversidade étnica e cultural, estão presentes também grupos populares e tradições religiosas, além das comunidades remanescentes dos quilombolas.

Durante o evento, o município de Inhapi vai apresentar o Reisado, Samba de Coco, além de encontrar no estande objetos da cultura dos vaqueiros, do carro de boi, ervas nutricionais da região e a venda de artesanato indígena.

O diretor da escola Anselmo Bispo, aldeia Roçado, professor koiupanká Francisco João falou que vai participar da Feira dos Municípios apresentando o artesanato confeccionado por jovens indígenas, a exemplo de colares, pulseiras, brincos e miniaturas de cerâmicas. Salientou também que a escola promove a "divulgação e incentiva os jovens a fabricarem o artesanato com o objetivo reavivar e transmitir a cultura, as crenças, as danças e a história dos mais velhos".

Para o Diretor de Cultura, Márcio Barbosa, "esperamos que este evento seja uma vitrine para divulgação da cultura do nosso município e do Nordeste, onde vamos fazer contatos com outros municípios presentes e divulgar os produtos da nossa terra". E completou o secretário de Esportes e Cultura, Claudemir Moreira: "Estamos no caminho certo com o apoio do nosso prefeito, a administração está de parabéns em dar oportunidade para os grupos culturais do município".

Segundo o mestre de reisado Joaquim Francisco Cavalcante, "o grupo está bastante preparado para se apresentar na feira". E destaca ainda o apoio do prefeito no incentivo à cultura inhapiense, "pois o prefeito está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo em nosso município".

Para o prefeito Zé Cícero, "apoiar as manifestações culturais e grupos étnicos é um compromisso da nossa gestão, porque compreendemos que incentivar a cultura é fator de desenvolvimento e crescimento social, político e econômico da nossa população e nosso município".