Portal CadaMinuto: três anos de história e crescimento em Alagoas

  • Redação
  • 23/03/2012 09:22
  • Cidades

Em cada data comemorativa do CadaMinuto, geralmente produzimos um texto explicando as novidades e os planos do Portal para os próximos meses, mas hoje o grupo completa três anos, e algumas palavras devem ser ditas.

No dia 23 de março de 2009, entrou na Grande Rede um site chamado CadaMinuto, era talvez um devaneio, de um grupo de pessoas, que achava que era possível criar um veículo de comunicação desincompatibilizado de grupos políticos e que praticasse a diversidade de opiniões. Pois bem, três anos se passaram e o resultado é “assustador”.

Hoje, em média, 52 mil pessoas diferentes visitam diariamente o CadaMinuto. Isto significa cinco vezes o número da tiragem do jornal impresso de maior circulação no Estado de Alagoas. Somos líderes nas Redes Sociais; o oitavo Portal de Notícias mais acessado do Nordeste; o único com três redações no interior, por meio dos sites da Rede CM, Minutos Sertão, Arapiraca e Palmeira dos Índios. Conseguimos nos posicionar em um mercado que conta com ótimos sites dos grandes grupos de comunicação do Estado

Fico tentando imaginar quais as razões que nos fizeram chegar tão longe. Poderia enumerar algumas, mas tenho a convicção que para traçar o caminho do sonho a realidade foi necessário o apoio, o trabalho e a dedicação de muitas pessoas, afinal entre as quatro redações e o Giro 101, temos 23 pessoas trabalhando pelo mesmo objetivo, isso sem citar blogueiros e colaboradores.

Nestes três anos, não foram poucos os momentos em que pensamos em desistir, em que achamos que “não ia dar”, mas para cada dificuldade veio uma conquista, para cada encruzilhada veio uma saída, e conseguimos chegar até aqui, errando e acertando, corrigindo rotas, mas sempre contando com o apoio do público, que demonstrou um carinho enorme com o CadaMinuto, abraçando-o durante toda esta trajetória.

O que me deixa profundamente feliz é que “o monstro que criamos”, como falamos internamente, não perdeu sua essência, é possível encontrar em um mesmo espaço opiniões completamente divergentes sobre o mesmo tema. Junte-se a isto tudo a participação ativa do público, que ao longo destes três anos já entendeu que o CadaMinuto é um espaço onde todos podem se expressar, independente de suas crenças e ideologias.

Então, seria profundamente injusto se nós do CadaMinuto, nominássemos alguém para agradecer, e a única forma de fazer isto é estender este agradecimento a todos que participam do CadaMinuto, trabalhando, escrevendo, participando ou apenas acessando. Depois de três anos, o devaneio, a fantasia, virou realidade e se transformou em compromisso e responsabilidade com todos vocês.

Para finalizar, compartilho uma frase que li, no dia 23 de março de 2009, no auge das incertezas que pairavam sobre um projeto, que jamais imaginei chegar onde estamos:

“A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança” Augusto dos Anjos.