Santana do Ipanema e mais dois municípios terão rede coletora de esgoto ainda este ano

  • Redação
  • 14/08/2012 09:18
  • Cidades

Ainda este ano, mais três municípios alagoanos terão rede coletora de esgoto em funcionamento. Em Santana do Ipanema, Batalha e Igreja Nova, os sistemas de esgotamento sanitário foram instalados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e serão operados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

A medida vai contribuir com a preservação do meio ambiente, da bacia hidrográfica do rio São Francisco e com a saúde e a qualidade de vida da população atendida. Estudos comprovam que, para aproximadamente cada 1 real investido em saneamento básico, têm-se uma economia de 4 reais com assistência à saúde. É que, com o acesso à água potável, redes coletoras de esgotos e condições mínimas de higiene, inúmeras doenças podem ser evitadas, dispensando o tratamento e todos os custos advindos dele. Atualmente, só possuem redes coletoras de esgoto operadas pela Casal os municípios de Maceió, Maragogi e Piranhas (no bairro Xingó).

Em Santana do Ipanema estão sendo feitas adequações técnicas na energização da estação elevatória para que a rede entre em operação. De acordo com o vice-presidente de Gestão de Engenharia da Casal, Osmar Lisboa, isso deve ocorrer em até 15 dias. “A partir daí, os moradores terão um prazo de 90 dias para fazer a ligação da residência à rede coletora. Profissionais da área de serviço social da empresa já estão se mobilizando e alertando os moradores sobre essa medida”, enfatizou o vice-presidente.

Segundo ele, as populações de baixa renda de Igreja Nova, Batalha e Santana do Ipanema, já identificadas e cadastradas, serão beneficiadas por um convênio entre a Casal e a Codevasf, que vai realizar, gratuitamente, a ligação das residências às redes coletoras de esgotos, além de construir módulos sanitários nas casas onde eles não existirem. Essas atividades serão iniciadas em setembro, após a realização de licitações e a contratação da empresa vencedora para realizar as obras. Serão beneficiadas 2.120 residências em Santana do Ipanema, 960 em Batalha e 380 em Igreja Nova.

“Para os demais moradores, foi construída a caixa de inspeção, à espera da ligação intradomiciliar de esgoto, localizada na calçada do imóvel. A responsabilidade para fazer a ligação com a rede coletora é do proprietário da edificação, que deve seguir o que determina a Lei de Saneamento (11.445/2007)”, frisou Lisboa.

Com a rede coletora de esgoto em operação, os moradores devem fazer a ligação predial de toda a água proveniente de pias, ralos de banheiros e vasos sanitários. Dessa forma, as fossas sépticas, utilizadas nas residências onde há rede coletora, são dispensáveis, evitando contaminação do subsolo e de cursos d’água existentes no entorno da área saneada. Caso o morador se recuse a transferir a ligação para a rede coletora de esgoto e continue usando as fossas sépticas, ele fica sujeito à fiscalização dos órgãos de controle ambiental.

“Os moradores que precisarem de orientação sobre como fazer essa ligação à rede coletora devem procurar os escritórios da Casal para receber orientação”, salientou Osmar Lisboa. Segundo ele, a Casal também vai operar a rede coletora de esgoto em alguns bairros de Delmiro Gouveia, que será instalada, e no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, que está sendo construída pela Secretaria de Estado da Infraestrutura.