Aprovado projeto que reconhece Maravilha como a Capital Alagoana da Paleontologia

  • Comunicação/ALE
  • 25/11/2023 15:46
  • Cidades
Internet
Maravilha, Sertão de Alagoas
Maravilha, Sertão de Alagoas

Os parlamentares presentes na sessão ordinária desta quinta-feira, 23, analisaram 21 itens na ordem do dia, incluindo a votação em 2º turno do projeto de lei ordinária nº 512/2023, que reconhece o município de Maravilha como a Capital Alagoana da Paleontologia. De autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), o texto foi aprovado por unanimidade.

Em seu projeto o parlamentar informa que o Sítio Paleontológico Ovo da Ema se destaca pela presença de pequenas depressões em rochas gnáissicas preenchidas por fluxo de detritos neogênicos e fósseis conhecidos como tanques, com vasto material fóssil de animais pré-históricos nas imediações da cidade. "A partir de 1997, o paleontólogo Jorge Luiz Lopes começou a se dedicar ao estudo da área e a detectar fragmentos de ossos de animais gigantescos que viveram há mais de 10 mil anos. 

Vendo a importância do sítio descoberto, Jorge Luiz defendeu sua tese de doutorado sobre a região e, com o apoio da Prefeitura, instalou em Maravilha um museu, para onde levou seus achados composto por esqueletos, em fragmentos grandes e pequenos, de preguiças-gigantes, com quase seis metros de altura, partes de esqueletos de tigres-dentes-de-sabre, toxodontes e mastodontes, todos em excelente condição de estudo e exposição, assim como partes de carapaças de um tatu gigante". O projeto segue agora para sanção governamental.