Unidade Básica de Saúde de Poço das Trincheiras segue orientações da FPI e se destaca

  • FPI do São Francisco
  • 06/12/2023 11:36
  • Cidades
Foto: Ascom FPI do São Francisco
Unidade em Poço das Trincheiras
Unidade em Poço das Trincheiras

Poço das Trincheiras, uma das sete cidades vistoriadas pela Equipe de Saúde da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, nesta 12ª edição, foi a que mais se adequou às exigências, desde a última vistoria, em 2016.

A Unidade Básica de Saúde Ademar Medeiros, que tinha sido autuada por diversas irregularidades naquele momento, apresentou, na inspeção, realizada nesta segunda (4), uma evolução considerável, bem superior a todas as unidades observadas nos outros municípios percorridos.

“A UBS Ademar Medeiros está de parabéns. É um exemplo a se seguir. Podemos dizer que é uma unidade modelo, com poucos pontos a melhorar e que nos dá orgulho de vistoriar”, ressaltou o coordenador da Equipe Centros de Saúde da FPI, capitão Wenderson Viana.

Os principais pontos destacados pela Fiscalização Preventiva Integrada que caracterizam a evolução da Unidade de Saúde são a Licença Ambiental, o Plano de Gerenciamento e Resíduos da Saúde e o descarte regular dos resíduos, que hoje são uma realidade na Unidade de Poço das Trincheiras.

O Plano de Manutenção, Operação e Controle dos aparelhos de ar condicionados (PMOC) e o Plano de Combate a Incêndio e Pânico (PCIP) estão em elaboração e em breve serão instalados na Unidade.

A gerente administrativa, Girlane Silva das Graças, demonstrou tranquilidade ao receber a equipe da FPI. “Eu procuro manter tudo por aqui organizado, desde que aqui cheguei, e o que ainda está faltando, vou colocar em ordem”, pontuou a gestora.

Poço das Trincheiras tem uma população de pouco mais de 15 mil habitantes e é considerado um dos mais belos municípios do sertão alagoano, segundo dados do IBGE de 2022.