Delegado-geral visita Delmiro Gouveia e encerra o ciclo de visitas ao interior

  • Redação
  • 01/11/2012 10:40
  • Minuto Paulo Afonso

Encerrando o ciclo de visitas ao interior do Estado, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, chegou nesta quarta-feira (31), a Delmiro Gouveia, levando diversos serviços a 11ª região assistida pelo Projeto de Gestão Integrada, que agrega delegados, agentes e escrivães, no momento lotado na 1ª DRP, pertencente à diretoria da Área 1.

O encontro, que ocorreu no Fórum da cidade, faz parte do Projeto e contou com a presença do diretor de Polícia Judiciária da Área 1 (DPJA-1), delegado Robervaldo Davino, delegado regional de Delmiro Gouveia, Rodrigo Cavalcante, Antonio Vieira Barros, titular de Piranhas e objetivou criar um canal aberto na Instituição discutindo problemas e criando soluções no município e cidades circunvizinhas.

Paulo Cerqueira deu inicio ao evento, explicando que a ideia das visitas de integração começou por São Miguel, no início de setembro deste ano, sendo possível conhecer as solicitações dos que estão no interior, como também estreitar um canal de comunição entre as classes. “Começamos pelas delegacias da área 2, percorremos as da área 3 e agora estamos encerrando a área 1. Hoje estamos na nossa 11ª reunião e os encontros tem sido muito proveitosos“, declarou.

Ele afirmou ainda que, existe a preocupação de aproximar a cúpula da Polícia Civil em Maceió com os que desenvolvem suas atividades no interior, por esta razão esta sendo oferecendo diversos serviços, que geralmente só estava disponível na capital.

A exemplo do treinamento do Sispol (Sistema de Informação Policial), ferramenta que vai além do Boletim de Ocorrência e que contribuiu para investigação. “Hoje por meio do Sispol é possível também consulta inquéritos digitalizados”, informou.

Segundo ele, hoje as regionais trabalha com os inquéritos pendentes, em escala extra, nos dias de segunda e sexta-feira, onde o policial de folga continua trabalhando na investigação e recebendo aporte financeiro para isso.

Uma novidade apresentada pelo delegado-geral foi de que cursos de capacitação serão realizados também nas delegacias regionais, facilitando o acesso dos agentes e escrivães a novos conhecimentos na área de investigações, homicídios e identificação veicular dentre outros.

Outra novidade debatida durante a reunião foi o custo de alimentação dos policiais “Estamos trabalhando com a possibilidade do fornecimento de tickets alimentação individual, o que acaba com problema da alimentação de todos”, afirmou.

Na ocasião, o diretor do DPJA-1, delegado Robervaldo Davino, se colocou a disposição para apoio de operações realizadas no sertão, que resultaram em prisões e apreensões de armas e drogas. “As visitas no sertão de Alagoas faz diferença no trabalho policial no interior porque desloca a estrutura da PC e oferece serviços aos seus integrantes”, alegou.

Ainda durante a reunião, o delegado Regional, Rodrigo Cavalcante, agradeceu a visita e afirmou o compromisso com segurança de Delmiro e ressaltou o trabalho da equipe nas operações de sucesso no sertão de Alagoas.

Vários serviços e treinamentos foram levados, dentre eles, uso do Sispol, Virtualização de inquéritos e uso da certificação eletrônica. Além da manutenção de armas, realizada pelos armeiros da PC, com instrução do melhor funcionamento das armas.

Durante este trabalho foi possível realizar acautelamento de armas e coletes para chefes de operações, manutenção de equipamentos de informática e rádio comunicação.

“Trabalhamos com a meta de disponibilizar para cada policial da PC, até 2013, a cautela de um colete e uma arma. Nesse primeiro momento estamos contemplando todos os chefes de cartório e de operações policiais, mas num futuro próximo, cada policial receberá armamento e equipamento de proteção”, concluiu o delegado-geral.