Audiência Pública na Câmara de Vereadores avalia aplicações dos recursos da saúde

  • Redação
  • 12/11/2012 16:28
  • Minuto Paulo Afonso

Mais uma vez a Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia foi palco de Audiência Pública para avaliação dos recursos aplicados na saúde municipal no primeiro quadrimestre de 2012. Foram expostos os projetos e programas implantados na saúde municipal e o montante de recurso investido.

As explanações foram realizadas pelo representante da Prefeitura, Moacir Bernardo, e pela coordenadora da Atenção Básica, Marta Tenório Ferraz. Segundo Moacir, o volume aplicado pelo município ultrapassa o valor exigido constitucionalmente. “A Constituição Federal prevê o investimento de 15% do orçamento e a administração tem aplicado sempre acima desse montante, então não poderia deixar de registrar o esforço do governo”, falou.

Para a coordenadora, um dos desafios da administração é o número de exames solicitados pelos médicos sem que haja necessidade. “Há, muitas vezes, uma falta de conscientização por parte dos médicos de solicitarem exames sem necessidade, então iremos implantar um cartão para ter um maior controle e assim termos maior disponibilidade de exames, contemplando mais pessoas”, falou Marta.

“Estas audiências são de suma importância porque esclarecem as dúvidas do Legislativo e da população em geral. Esta Casa estará sempre de portas abertas para receber estas explanações”, frisou o presidente Valdo Sandes.

Além do presidente, estiveram presentes à reunião os vereadores Edvaldo Nascimento, Geraldo Xavier, Marcos Costa, Carlos José (Gato) e Francisco de Assis (Kinho).