Polícia frustra fuga de 20 presos da delegacia regional de Batalha

  • Redação
  • 02/12/2012 22:38
  • Polícia

Neste final de semana, o plantão na 3ª Delegacia Regional de Batalha foi muito movimentado para os agentes de polícia do 47º Distrito Policial de Palestina que conseguiram frustrar a tentativa de fuga de todos os presos daquela casa de detenção temporária. Os policiais da equipe do delegado Sandro Marcelo descobriram na noite da última sexta-feira (30), por volta das 18 h, um buraco que estava sendo aberto em uma das paredes de um corredor que fica entre as duas celas que funcionam naquela cadeia.

Conforme o chefe de cartório Moisés, a investida foi descoberta quando os agentes da polícia civil desconfiaram de um som alto no local onde estavam os presos e quando foram verificar, notaram a abertura que ainda estava sendo trabalhada em uma parede do passadiço da carceragem, local este, onde podem circular durante o dia os detentos que são retirados das celas. Para que não fosse descoberto pelos policiais, eles escondiam com colchões e outros pertences, a parte de reboco que tinham derrubado da parede. Segundo Moisés, pelo buraco que daria acesso à garagem da delegacia, poderia ter acontecido a escapatória de todos os encarcerados que conseqüentemente teriam acesso fácil à rua.

Segundo o chefe de cartório, para conseguir ferramentas que pudessem provocar a cavidade, os detentos teriam serrado umas das grandes do xadrez para retirar uma barra de ferro que utilizaram para escavar a parede. Partes de aço retiradas de um ventilador que desmontaram também foram usadas para quebrar a estrutura de tijolo e cimento.

Temendo uma fuga em massa, neste domingo (2), o delegado plantonista, acionou uma guarnição da Polícia Militar do 7º Batalhão de Santana do Ipanema para realizar uma nova revista geral na tentativa de localizar outros objetos que pudessem ser usados em novas escavações e acalmar os ânimos dos presos.

O delegado Robervaldo Davino, diretor de Polícia Judiciária da Área 1, autorizou a transferência dos presos suspeitos de arquitetar a fuga para outra delegacia que pode ser a 2ª regional de Santana do Ipanema. O delegado regional de Batalha, Rômulo Monteiro, aguarda nova autorização para transferir para outra cadeia outros detentos considerados de alta periculosidade. O estrago na parede já está sendo consertado.