A chuva volta a cair no Sertão

  • Redação
  • 21/01/2013 05:53
  • Jota Junior

Demorou, mas chegou”. Foi assim que o agricultor José dos Santos falou ao abrir a porta de sua casa na manhã deste sábado, 19, depois de uma noite chuvosa no município de Monte Alegre/SE.

Há quase um ano não chovia assim na região e o cenário de deserto na Zona Rural começa a se desfazer através dos “verdes”, brotando em pastos de animais e campos de plantio, trazendo de volta a esperança perdida por muitos sertanejos.

A chuva começou a se intensificar a partir das 23h00min da sexta-feira, 18, e se prolongou até a madrugada do sábado. Como são típicas nessa estação do ano, as chuvas Convectivas que são popularmente chamadas de chuvas de verão são provenientes da evaporação intensa da água na superfície da Terra nos dias de muito calor.

Haja vista que, as dramáticas secas da região acontecem por duas razões principais. Primeiro, os ventos que refrescam o sertão não conseguem trazer a umidade que causa chuvas nas áreas vizinhas. Segundo, o semi-árido quase não tem lagos e rios volumosos, que poderiam induzir a formação de aguaceiros locais.

Por esse motivo é que acontece geralmente o período de estiagem em todo nordeste, o clima é ao mesmo tempo imensamente constante e absolutamente imprevisível. O sol é o constante. O calor de 30 e muitos graus se repetem em praticamente todos os dias do ano. A chuva é a imprevisível. Por isso acontece à seca.

A chuva de ontem poderá ser um sinal de que dias melhores virão às comunidades atingidas por esse fenômeno natural. Visto que, a ajuda do governo não é suficiente para suprir toda a necessidade do sertanejo, por isso que além do Estado há de se esperar também pelas providências divinas.