Sargento aposentado da PM/BA suspeito de matar empresário em Paulo Afonso é ouvido pela polícia

  • Jota Silva
  • 02/04/2013 16:38
  • Minuto Paulo Afonso

Foi ouvido na delegacia regional de Paulo Afonso/BA, na tarde desta terça-feira (2), o sargento aposentado da Polícia Militar da Bahia, identificado como Neto, preso no último sábado (30/3) sob a suspeita de participar do assassinato do empresário Thomas Eleftheférius Dimas, conhecido como “Grego do Gelo”, 75, morto a tiros em seu estabelecimento comercial na última quinta-feira (28/3), na Rua da Grécia, no Centro da cidade.

Conforme o delegado Mozart Cavalcante, responsável pela investigação, o militar aposentado se diz inocente, mas as imagens das câmaras de videomonitoramento que estavam instaladas no local do crime o coloca como principal suspeito.

Outro suspeito do crime, identificado como Diego, também está preso e um suposto terceiro envolvido também já foi identificado e pode ser preso a qualquer momento. Conforme a polícia ele conduzia uma moto no momento do assassinato.

O crime

O idoso que era proprietário da Fábrica de Gelo Athenas estava no estabelecimento comercial, na Rua da Grécia, Centro da cidade, na noite desta quinta-feira (28), por volta das 20 h, quando foi atacado por dois assaltantes que estavam em uma moto Honda Biz, de cor vermelha e placa não anotada. 

Os algozes teriam atirado três vezes contra “Grego do Gelo” por ele ter reagido ao suposto assalto. A vítima foi socorrida por familiares e levada para o hospital Nair Alves de Souza onde foi submetida a uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os assassinos fugiram tomando destino ignorado.

As primeiras informações policiais confirmavam o latrocínio – roubo seguido de morte, mas a hipótese foi desfeita no decorrer das investigações e principalmente depois que o serviço de investigação da Polícia Civil analisou as imagens das câmaras de vídeomonitoramento instaladas no local do crime.

Conforme os vídeos, o sargento aposentado identificado como Neto aparece falando com a vítima, bate no ombro dela e depois se afasta enquanto dois jovens entram no estabelecimento e atiram contra o empresário. As imagens desfazem a versão do roubo seguido de morte.

Ainda de acordo com os dados policiais, o motivo do crime seria uma rixa entre o militar aposentado e o empresário que teriam discutido antes do assassinato.

A polícia solicitou a prisão preventiva do sargento aposentado ao juiz Cláudio Pantoja que deferiu o pedido. Neto foi detido em sua residência e como se trata de um militar aposentado, foi encaminhado para o 20º Batalhão de Polícia Militar do município onde foi ouvido.

Os outros suspeitos também já foram identificados com a ajuda das imagens do vídeomonitoramento, inclusive um deles já teria passagens pela polícia acusado de outros delitos.