Governo Federal reconhece estado de seca em Paulo Afonso/BA

  • Ascom - Paulo Afonso
  • 14/05/2013 20:53
  • Minuto Paulo Afonso

Através da portaria nº 57, de 9 de maio de 2013, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão do Governo Federal,  reconheceu o estado de seca em Paulo Afonso.

Este reconhecimento reflete na possibilidade de disponibilização de recursos por parte dos governos Federal e Estadual para amenizar os efeitos da estiagem no município.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Sérgio, a portaria é de extrema importância para auxiliar o homem do campo. “Através deste reconhecimento de estado de seca poderemos ter acesso a recursos por parte da União e do Estado, que ajudará consideravelmente o homem do campo neste momento difícil que está atravessando com esta seca devastadora, que atinge não só o nosso município, mas é uma realidade em diversos estados do país”, frisou o secretário.

Ele ressalta que estes recursos serão somados às estratégias já desenvolvidas pela Prefeitura de Paulo Afonso para amenizar o sofrimento dos moradores da área rural. “Até o momento já foram disponibilizados mais de 2 milhões de Reais de recursos próprios  direcionados ao enfrentamento à seca, colocando Paulo Afonso como a cidade que  mais investe neste combate no Estado”, ressaltou o secretário.

Sérgio explica que ao todo são 34 carros-pipas abastecendo as comunidades, número que será aumentado em virtude do recurso de R$ 90 mil disponibilizado pelo Governo do Estado. Ele destaca ainda as limpezas dos barreiros, outra ação contínua da administração municipal.

Ainda segundo o secretário, outras ações auxiliam o homem do campo – Garantia Safra, que de 2011 a 2012 beneficiou 864 produtores; o Bolsa Estiagem, chegando a 117 famílias atendidas e a venda de milho, beneficiando 300 produtores rurais. Estes trabalhos são desenvolvidos em uma importante parceria entre Prefeitura e Governos do Estado e Federal.

O secretário também enfatizou outras importantes ações que serão iniciadas, como ampliação do abastecimento de água, assistência técnica veterinária na área rural, recuperação de adutoras, entre outras.