Sertão de Sergipe poderá se beneficiar de ferrovia de trem

  • Jota Júnior com Redação do Soudesergipe
  • 08/07/2013 05:04
  • Jota Junior

Foram realizadas duas reuniões da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres que discutiu o projeto do traçado do trecho ferroviário entre Feira de Santana e Ipojuca. A última reunião aconteceu em Recife no dia 03 do corrente mês e traçou pontos importantes para execução do projeto.

O ponto de partida localiza-se em Feira de Santana, onde será instalado o pátio de interligação com o trecho ferroviário Belo Horizonte (MG)-Salvador (BA). Em Ipojuca (PE) os trilhos farão ligação com a Ferrovia Nordestina. Em Sergipe a ferrovia passará por Carira, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Porto da Folha.

A principal obra de arte desse trecho será a ponte sobre o rio São Francisco entre os estados de Sergipe e Alagoas, com extensão de 2.700 metros. Esse trecho ferroviário integra o Plano de Investimento em Logística lançado pelo governo em agosto do ano passado. A ferrovia terá 893 km de extensão, cortando 37 municípios nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

De acordo com o Jornalista Cláudio Nunes a ferrovia não contribuirá em nada para o desenvolvimento do Estado. “Se passasse próximo a Aracaju, seria um importante meio de transportes para as cargas. Fica o questionamento para as autoridades sergipanas”. Frisou o Jornalista.

De certa forma será de grande relevância para o Sertão de Sergipe, além de ser um atrativo turístico a expansão da malha ferroviária permitirá a ligação a áreas de produção agrícola e mineral a portos, indústrias e mercado consumidor.