Vereador acusa secretário de mau uso das máquinas do PAC em São José da Tapera

  • Gracinha de Souza
  • 04/03/2016 18:11
  • Blog da Gracinha

O vereador Márcio Oliveira (DEM), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de São José da Tapera, na última quinta-feira (03), usou a tribuna da Casa de Aristeu Bastos para cobrar explicações do secretário Municipal de Obras, Viação e Transporte, José Antônio Cavalcante, sobre o mau uso das máquinas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Mesmo com a ausência do secretário no plenário, que não enviou a Casa nenhuma justificava, o Edil chegou a afirmar que o secretário Zé Antônio usava também de forma irregular essas máquinas em benefício próprio em sua fazenda.

“Queremos saber o que essas máquinas estão fazendo na propriedade dele. Tive conhecimento de que os moradores da zona rural teriam que colocar o óleo para poderem usar as máquinas. Agora todo mundo sabe, a Tapera sabe que a família do secretário José Antônio e algumas pessoas também ligadas a ele têm notas de combustíveis por semanas pra viajarem pra Maceió,” revela. “Aí eu me pergunto: Por que essas pessoas podem botar combustíveis nos carros deles pra irem pra Maceió passear, e o cidadão da roça, que a presidenta Dilma mandou as máquinas para que eles pudessem usar de forma gratuita, não tem esse direito? Tá certo isso?"

 Ainda na tribuna, o vereador detonou o secretário de Obras, afirmando haver um sistema de troca de favores por votos nas eleições. “O que o secretário quer é que o cara vá lá pedir para que depois lhe fique devendo um favor. Pra depois ele ir na casa do pessoal e dizer: Você se lembra que eu te dei a máquina? Você precisa votar em mim porque você precisou da máquina e eu te dei".

De acordo com Márcio, a ausência do secretário de Obras, Viação e Transporte na Câmara Municipal se dá pela conjuntura política, parece haver uma blindagem para que o secretário não compareça à sessão para prestar esclarecimentos. “Esse grupo é o mesmo grupo que todo mundo está sabendo aí, que são os ZPZ (que eu espero que não seja uma coisa ruim igual a Zica). Interessante que nenhum deles vieram à Câmara justo hoje,” disse o Edil referindo-se aos vereadores faltosos: Luciano Maia, Felipe Cardoso, Marquinho X, Zé Arnaldo e Pedro Soares Filho, Pedrinho.

Ainda em tribuna, Márcio enfatizou a ausência do vereador  Pedrinho, e disse que ele deveria dar esclarecimentos à Casa porque já foi um dos vereadores que mais cobrou ação do secretário no município e que, inclusive, nunca teve suas reivindicações atendidas.

“Por que o vereador Pedrinho não está aqui? Será que é por que quer o voto do secretário para fazer o ZPZ? Porque ele foi um dos que muitas vezes pediu esses serviços ao atual secretário e não foi atendido. E agora ele não tem a coragem de vir dizer? Quero saber por que esses vereadores não estão defendo o povo!”  

Ao finalizar seu discurso, o vereador disse ainda que o secretário faltou com respeito em não se preocupar em avisar à Casa sobre sua ausência no dia da sessão, uma vez que ele recebeu um ofício para se esclarecer perante a sociedade de forma antecipada. "Será que Zé Antônio está faltando com respeito com essa Casa igual ao prefeito Jarbas Ricardo?,” questionou.

Um novo ofício do vereador Marcio Oliveira será encaminhado ao secretário municipal de Obras, Viação e Transportes, José Antônio Cavalcante, para que ele compareça à Câmara Municipal para prestar os devidos esclarecimentos. O município foi contemplado com uma Patrol (chamada de niveladora), um caminhão Pipa, uma Caçamba, uma Enchedeira e Retroescavadeiras através de uma doação ao município pelo PAC do governo Federal sem nenhum custo adicional, a não ser os custos com as despesas que as maquinas venham gerar como combustíveis e desgaste naturais de manutenção.

 ZPZ

Essa sigla se tornou viral nas redes sociais quando os vereadores Marquinhos X, Felipe Cardoso, Pedrinho e Luciano Maia apareceram com um adesivo que é uma referência da união do grupo composto por ZÉ Antônio, Pedrinho e Zé Arnaldo em uma possível chapa rompida da base do prefeito Jarbas Ricardo que tem pretensões política de lançar um candidato a prefeito. Na chapa seria do doutor Pedrinho com Zé Antônio ou Zé Arnaldo. Mesmo especulações dos bastidores da política taperense apontando como o vice prefeito Suellington Fontes como o candidato oficial do prefeito Jarbas Ricardo para a disputa da próxima eleições, o grupo do ZPZ acredita que, pressionando o líder, ele pode apoiá-los. Vale ressaltar que em todas as eleições um grupo composto como principal candidato a prefeito com doutor Pedrinho sempre fazem essa mesma pressão, entretanto o que pesa no final é a decisão do prefeito Jarbas Ricardo que nunca apresenta o nome do parlamentar a majoritária. Será que essa será a sonhada vez do cirurgião buco-maxilo-facial ser apresentado a sociedade taperense como candiato a prefeito de Jarbas Ricardo? Façam suas apostas!