Anticoncepcional é o tema abordado por Dr Honório Luís e a Farmacêutica Suzana Ribeiro no Momento Saúde

  • Honório Luís
  • 25/04/2018 16:06
  • Dr Honório Luís
Giro 102

Nesta terça-feira (24), durante o Quadro Momento Saúde, exibido durante o programa Liberdade de Expressão na Rádio Milênio, Dr. Honório Luís e a Farmacêutica Suzana Ribeiro enfatizaram sobre os efeitos colaterais que pode ser causados por alguns anticoncepcionais e sobre a importância em saber outros métodos de anticoncepção.

Abordaram sobre a vasectomia, que é um método anticoncepcional não muito procurado por parte da classe masculina já que o mesmo é avaliado como um procedimento que possa causar impotência sexual, sendo essa informação desmentida pelos dois profissionais que comentaram o tema. Relataram também que não vieram confrontar ou mesmo desqualificar a importância dos anticoncepcionais no avanço medicinal do controle familiar que foi uma conquista na área de saúde.

Mas sim, chamar atenção para a função da pílula anticoncepcional, que evita a gestação, e sobre seus efeitos colaterais. Falaram sobre os tipos de anticoncepcionais, que podem causar desde trombose, aumento do nível de triglicerídeos, diminuição da testosterona, variação de humor, irritabilidade e cansaço, até uma alteração nos níveis de cortisol.

Os médicos chamam atenção para que antes de fazer uso desse tipo de medicamento, o paciente leia a bula atentamente, pois existem diversos tipos de anticoncepcionais, e, alguns deles serão abordados no próximo programa, na terça-feira dia 01 de maio.

Ouça abaixo: